Presença da área tecnológica marca o 68º Congresso Estadual de Municípios

Participação do Crea-SP reforça integração entre Engenharia e gestão pública no maior evento municipalista da América Latina
8 de abril de 2026, às 20h28 –
Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O fortalecimento das políticas públicas a partir da integração entre conhecimento técnico e gestão municipal esteve no centro dos debates do 68º Congresso Estadual de Municípios (CEM), considerado o maior evento da categoria na América Latina. Realizado entre os dias 6 e 8 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo, pela Associação Paulista de Municípios (APM), o encontro reuniu representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de gestores e especialistas de todo o país.

A iniciativa contabilizou mais de 200 horas de programação, com participação de representantes dos 645 municípios. A estrutura incluiu arenas temáticas, espaços de capacitação e o Distrito Inovação, reunindo iniciativas voltadas à modernização da gestão pública e à resolução de desafios urbanos. A presença do Crea-SP reforçou o papel decisivo da Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades. Com estande próprio, o Conselho ampliou o diálogo com lideranças.

“Nosso objetivo é fortalecer a conexão com os municípios. Temos iniciativas como a Trilha de Gestão Pública, no programa Crea-SP Capacita, e os Fóruns de Políticas Públicas que ajudam a aproximar o Sistema Confea/Crea das demandas das cidades”, afirmou o gerente regional do Conselho, engenheiro Arthur Ribeiro. Segundo ele, os principais desafios enfrentados pelos municípios passam, necessariamente, por soluções técnicas. “Problemas como enchentes, mobilidade urbana e infraestrutura exigem Engenharia. Estar aqui é uma forma de contribuir para que essas soluções avancem e se transformem em políticas públicas mais eficientes”, completou.

A relação entre a área tecnológica e poder público também foi enfatizada pelo inspetor do Crea-SP e secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro, Eng. Yves Carbinatti. “Essa união é indispensável para o desenvolvimento socioeconômico, em um estado como São Paulo. Quando falamos de mobilidade urbana, transporte e acessibilidade, estamos falando de Engenharia aplicada à inclusão. Ver essa relação cada vez mais fortalecida é fundamental para o avanço das cidades”, pontuou.

Presidente da APM, Fred Guidoni destacou o espaço aberto para o debate político e institucional. “Discutimos soluções práticas para fortalecer a gestão local e melhorar a qualidade de vida da população. Se acreditamos que o país começa nos municípios, é fundamental ouvir diferentes visões sobre o futuro da gestão pública. Todos aqui têm aqui a oportunidade de conhecer propostas e refletir sobre os caminhos possíveis para suas cidades”, afirmou.

A atuação do Crea-SP no evento também foi reconhecida pelos participantes. O vereador suplente de Avaré, Márcio Cavalcanti, ressaltou o acolhimento e a relevância institucional do Conselho. “Vim prestigiar o encontro e é importante ver o Conselho presente, participando e apoiando os municípios. Esse tipo de proximidade faz diferença”, comentou.

 

Produzido pela CDI Comunicação

Outras notícias

Arena Inovação 3

Crea-SP estimula inovação e empreendedorismo com destaque para startups

Leia a notícia
Capacita abril - Unsplash (1)

Agenda do Crea-SP Capacita traz tendências de inovação na Engenharia

Leia a notícia
novo site 2

Novo portal consolida a modernização do Crea-SP

Leia a notícia
construction concept image helmet rolled blueprints on wooden bo

Prefeitura de Tremembé adequa salário de engenheiros em edital após atuação do Crea-SP

Leia a notícia

Acesse nossos serviços ou entre em contato com o Crea-SP para orientações.