Integração prática e mercado: o Conselho deu início ao primeiro dia da segunda edição de 2026 do Estágio Visita “Por dentro do Crea-SP”. O programa conta com 95 participantes do Estado envolvidos em uma imersão voltada à vivência profissional, às oportunidades do setor e ao conhecimento da estrutura autárquica.
A abertura no CreaLab Coworking da Nestor Pestana foi conduzida pela presidente do Conselho, engenheira civil Lígia Mackey, que destacou a aproximação com os jovens desde a formação. “O Estágio Visita é uma chance única para vocês conhecerem a dimensão e a dinâmica do Sistema Confea/Crea. Queremos estar cada vez mais perto de quem está chegando ao mercado, oferecendo suporte contínuo para a atualização e a inserção profissional. Vocês estão um passo à frente, aproveitem desde as palestras até a vivência na Sessão Plenária. Contem sempre com a gente para construir uma trajetória sólida e responsável”, declarou.
Reforçando o compromisso com os participantes, o secretário executivo do Crea-SP, advogado Holmes Naspolini, enfatizou a importância do Conselho para o fortalecimento e o protagonismo das profissões tecnológicas. “Esse programa foi pensado para que vocês vivenciem uma experiência imersiva e entendam o papel fundamental da autarquia na proteção da sociedade e na valorização das nossas áreas. Aproveitem o networking e as conexões criadas aqui para transformar o futuro de vocês”, destacou.
Pela manhã, a comissão do Crea-SP Jovem, representada pela geógrafa, engenheira agrônoma e de segurança do trabalho Eltiza Rondino Vasques, diretora técnica adjunta da autarquia, apresentou o papel do Sistema, evidenciando programas de valorização como o Banco de Talentos, os coworkings, o Clube de Vantagens e as parcerias acadêmicas.
Na sequência, o painel de carreira, comandado pelos engenheiros civis Henrique Bosco e Letícia Dias, deu dicas sobre consolidação de identidade profissional e empreendedorismo.
Para Bosco, empreender exige o entendimento das necessidades do setor. “Quem está se formando não deve ter medo de buscar nichos, desenvolver sua marca pessoal e assumir o protagonismo. O mercado busca quem apresenta dinamismo, saiba entregar valor, usar a tecnologia de maneira inteligente e resolver as questões dos clientes. Se você quer ter resultados e se destacar, lembre-se de que isso só depende da sua atitude e da sua coragem para fazer acontecer”, ressaltou.
Letícia enfatizou que habilidades comportamentais e posicionamento são decisivos no início da carreira. “Quanto mais específico for o seu trabalho, maiores são as chances de você se tornar uma referência. Escolher uma especialização, aprender a precificar e saber demonstrar o real valor do seu projeto são passos essenciais para não competir apenas por preço. O desenvolvimento de habilidades humanas, como comunicação clara, escuta atenta e fortalecimento da marca pessoal, é o que realmente abre portas”, completou.
Encerrando as exposições, o engenheiro ambiental e gerente de Planejamento e Fiscalização do Conselho, Kleber Brunheira, detalhou a presença do Crea-SP nos 645 municípios paulistas e a atuação em grandes eventos como The Town, Lollapalooza, Festa do Peão de Barretos e Carnaval.
“A fiscalização atua para proteger a sociedade e valorizar o profissional habilitado. A área tecnológica está por trás de tudo. Nosso papel é garantir que cada atividade tenha a devida formalização por meio da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e seja conduzida por quem tem a atribuição correta”, explicou.
Para Mariana Marques Ribeiro, estudante do 8º período de Engenharia Civil do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Votuporanga, a experiência na integração agrega à formação. “Fomos acolhidos desde o momento em que passamos pela porta. É incrível trocar ideias com pessoas de tantos lugares diferentes e fazer networking”, comentou.
Aprendendo na prática
À tarde, os participantes visitaram a infraestrutura de um data center na capital paulista, considerado um polo de conexão de dados da América Latina. O grupo pôde ver mecanismos de refrigeração, combate a incêndio por gás, segurança dos racks, fontes alternativas de energia e a central de monitoramento.
A aplicação dos conceitos impressionou Graziella Varlese Santos, estudante de Engenharia Agronômica na Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB), em São João da Boa Vista. “Foi fundamental para entendermos a fiscalização e a gestão ambiental em uma grande cidade. Volto para a faculdade com mais conhecimento e com a visão aberta para áreas que eu nem imaginava dentro da Agronomia”, relatou.
Para Beatriz Alves de Araújo, aluna de Engenharia de Produção no Centro Universitário Braz Cubas (UBC), em Mogi das Cruzes, “aprendizado” foi a palavra-chave. “Ver de perto os painéis e racks do data center teve tudo a ver com o que estou aprendendo na matéria de Eletricidade Aplicada. Aliar a teoria a uma infraestrutura desse tamanho foi muito enriquecedor”, disse.
A programação do Estágio Visita segue com temas de governança, Mútua, Programa Mulher, entidades de classe e simulação de julgamento em Câmaras Especializadas no segundo dia, encerrando com o acompanhamento da Sessão Plenária no terceiro dia.
Produzido pela CDI Comunicação










