Crea-SP e Confea debatem o futuro das cidades no Smart City Business Brazil

Evento contou com palestras sobre como fomentar o desenvolvimento urbano
19 de junho de 2026, às 13h15 –
Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br26), realizado nesta terça-feira (16/06), contou com a participação do Confea e do Crea-SP. O estande das autarquias sediou duas rodas de conversa com a engenheira civil Ana Claudia Rinaldi, superintendente de Comunicação e Relacionamento do Crea-SP, e o engenheiro civil, engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho Evandro Nogueira Kaam, mestre em cidades inteligentes que atua no Conselho como coordenador do Comitê de Desenvolvimento Urbano e Habitação e como inspetor-chefe por São Roque.

Ana Claudia Rinaldi – Engenheira Civil.

O congresso, sediado no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, é considerado a principal plataforma estratégica de governança, inovação e negócios voltada para o futuro das cidades no Brasil e na América Latina. O evento conecta líderes públicos e privados, organizações nacionais e internacionais, investidores e especialistas. O objetivo é formular diretrizes e responder como as prefeituras podem aplicar tecnologias e arranjos institucionais para reduzir riscos, desigualdades e custos de prestação de serviços.

A superintendente liderou a primeira roda de conversa da programação do estande, abordando o papel do Sistema Confea/Crea no desenvolvimento urbano. A palestrante trouxe um panorama do Conselho que contabiliza 380 mil profissionais registrados, 110 mil empresas e 50 unidades da Rede CreaLab Coworking.

Ela também detalhou o perfil dos profissionais ativos e reforçou que o sucesso do planejamento urbano passa pela qualificação técnica. “Para que o Brasil avance de forma sustentável e inteligente, precisamos de engenheiros altamente qualificados e preparados para transformar desafios urbanos em soluções reais”, ressaltou.

Para exemplificar o auxílio do Sistema no desenvolvimento das cidades, Ana Claudia listou algumas iniciativas institucionais, destacando a plataforma InfraBR, lançada no mês de maio. A ferramenta foi desenvolvida para reunir e organizar informações detalhadas sobre a infraestrutura de todas as regiões do Brasil, funcionando como um mapa para identificar pontos críticos e potencialidades em setores vitais, como mobilidade, saneamento, conectividade, energia e meio ambiente.

“É um diagnóstico real de como a infraestrutura se comporta em cada região do país. Com o InfraBR, podemos direcionar os esforços junto com os setores públicos e com os profissionais para que os projetos saiam onde a sociedade mais precisa”, explicou.

Dando sequência aos exemplos práticos, também foram abordados a Trilha de Gestão Pública, que integra o programa Crea-SP Capacita, iniciativa gratuita e híbrida criada para preparar profissionais da área tecnológica a atuarem no setor público, com temas como licenciamento ambiental, plano diretor e saneamento; o Fórum de Políticas Públicas, um evento itinerante e colaborativo que conecta especialistas a gestores municipais e estaduais para propor soluções técnicas imediatas; e o Fórum de Infraestrutura e Políticas Públicas e Colégios de Inspetores, voltado ao planejamento de soluções estruturais que sustentem o crescimento a longo prazo dos municípios paulistas.

Evandro Nogueira Kaam

Ao final do dia, Evandro Nogueira Kaam defendeu o conceito de urbanização social. Para ele, uma cidade verdadeiramente inteligente não é aquela projetada para carros ou robôs, mas sim uma cidade pronta para acolher e resolver as demandas dos seus habitantes. Ele também falou sobre a importância de governos tomarem decisões orientadas por dados, citando o InfraBR. “É uma ferramenta de grande valor entregue aos gestores públicos para que eles possam planejar políticas com mais precisão e assertividade”, disse.

Produzido pela CDI Comunicação

Outras notícias

55172783422_36b1c321a6_o

Conectividade e Engenharia de Dados: o novo paradigma da produtividade no campo

Leia a notícia
Captura de tela 2026-06-18 141026

"Na mente do fiscal": a segurança invisível que protege a população

Leia a notícia
home marilia

Arborização no centro das soluções para o futuro das cidades

Leia a notícia
WhatsApp Image 2026-06-17 at 11.30

Crea-SP mobiliza grupos de trabalho em prol de projetos estratégicos e inovação

Leia a notícia

Acesse nossos serviços ou entre em contato com o Crea-SP para orientações.