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Disponível em <https://www.creasp.org.br/cies/>.
Acesso em 26/04/2024 às 20h54.

Colégio de Instituições de Ensino – CIES

O Colégio Estadual de Instituições de Ensino Superior de São Paulo – CIES-SP integra a estrutura de suporte do CREA-SP, e congrega todas as instituições de ensino superior que respondem pela formação de profissionais nas áreas da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia, da Meteorologia nos níveis de formação tecnológica, de formação plena ou bacharelado que integram o sistema Confea/Crea, objetivo discutir e encaminhar assuntos de interesse formativo, de técnicas fiscalizatórias e de atribuição de competências com o intuito de:

  • Propor projeto de normativos de interesse geral das profissões, e
  • Discutir e propor soluções para especialização e atualização para o aprimoramento profissional dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea Crea
  • Fomentar e aprimorar relacionamento entre as instituições de ensino superior e o CREA-SP;
  • Debater políticas de melhoria na formação e no exercício profissional regulamentado pelo Sistema Confea Crea;
  • Propor mecanismos de controle que promovam a valorização da formação e do exercício profissional;
  • Discutir a formação acadêmica e atribuição profissional com foco nas demandas da sociedade;
  • Implementar propostas de interesse mútuo entre o CREA-SP e as instituições de ensino superior;
  • Criar espaços de discussão, promovendo palestras, cursos e eventos sobre assuntos de interesse dos profissionais registrados no Sistema Confea Crea;
  • Promover e participar de fóruns de discussões sobre mudanças curriculares e atribuições profissionais, decorrentes da evolução natural ou disruptiva do conhecimento científico e tecnológico;
  • Contribuir para o aperfeiçoamento das atribuições profissionais sugerindo procedimentos ao Sistema Confea Crea;
  • Elaborar projetos de aperfeiçoamento do currículo profissional com base nas experiências dos integrantes de cada uma das instituições de ensino superior;
  • Incentivar programas de atualização profissional em consonância com as mudanças de conjuntura de mercado;
  • Traçar estratégias para melhorar as relações institucionais na sociedade, promovendo a valorização dos profissionais do Sistema Confea Crea como agentes transformadores, importantes para o desenvolvimento sustentado dos estados e municípios;
  • Discutir e propor ações que auxiliem na consolidação das políticas implementadas pelo MEC;
  • Estabelecer fluxo de informações entre as instituições de ensino superior e o CREA-SP;
  • Envidar esforços para contribuir com o CREA-SP na sugestão e criação de políticas que objetivem o aprimoramento qualitativo dos profissionais registrados no Sistema Confea Crea, tendo como princípio primordial a defesa dos interesses da sociedade;
  • Zelar pela orientação ética profissional e pelo aperfeiçoamento do conteúdo e aplicação do Código de Ética aos futuros profissionais;
  • Elaborar diagnóstico das instituições de ensino superior que compõem o CIES-SP, identificando e reavaliando suas reais potencialidades e respectivas áreas de atuação;
  • Estimular a interação entre atividades acadêmicas e atividades dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea Crea;
  • Elaborar o plano anual de trabalho e o planejamento estratégico do CIES-SP;
  • Propor, participar e organizar eventos focalizando todos os profissionais que integram o Sistema Confea Crea;
  • Apoiar a fiscalização do exercício profissional, encaminhando e sugerindo melhorias tecnológicas constantes;
  • Definir temas para debate de teses e propostas sobre as grandes questões nacionais e estaduais de interesse da categoria e da sociedade;
  • Promover discussões para possibilitar a articulação com os poderes legislativo e executivo, para, aprovação de legislação federal, estadual e municipal de interesse dos profissionais que atuam no sistema Confea Crea;
  • Promover, por meio de projetos de parceria, programas de educação continuada, congressos, seminários, cursos de outras naturezas focalizados no aperfeiçoamento dos profissionais do Sistema;