O Crea-SP Capacita começou o mês de maio com a imersão “Viver de Projetos – Posicionamento e rentabilidade na Engenharia”, realizada na última quinta-feira, 7/05, na Sede Angélica. O encontro foi conduzido pelo engenheiro civil Waltner Wagner, diretor da Start Engenharia Estrutural, com uma década de experiência como calculista estrutural, mais de mil projetos realizados e mais de cinco mil alunos capacitados em todo o Brasil.
A programação abordou caminhos práticos para atrair clientes sem depender de indicações, metodologias de precificação, estruturação de propostas comerciais e uso de funis automáticos de vendas. O objetivo foi ampliar oportunidades de atuação e aumentar a rentabilidade dos serviços. O evento contou com participação presencial e on-line, além de espaço para perguntas do público presente e também dos participantes que acompanharam a transmissão ao vivo pela TV Crea-SP, no YouTube.
Durante a imersão, Wagner destacou que muitos profissionais saem da graduação preparados tecnicamente, mas encontram dificuldades na gestão e comercialização do próprio trabalho. “A faculdade ensinou vocês a serem excelentes técnicos. Mas, muitas vezes, a parte comercial, que é justamente a parte de ganhar dinheiro com aquilo que você já sabe fazer, acaba ficando de fora da formação”, afirmou.
O palestrante também chamou atenção para a importância de construir uma presença sólida no mercado e desenvolver estratégias próprias de posicionamento profissional. “Muitas vezes o profissional faz um bom projeto, executa bem a obra, mas isso não reflete financeiramente na vida dele. E grande parte disso acontece por falta de posicionamento e estratégia de captação de clientes”, disse Wagner.
Atualização profissional e posicionamento de mercado
Para os participantes, o encontro também trouxe reflexões sobre atualização e adaptação às novas dinâmicas do setor. A engenheira civil Marcia Ito (acima) destacou a relevância do tema diante das transformações digitais na área. “A divulgação do trabalho, a construção de portfólio e perder o receio de aparecer nas redes sociais fazem diferença no mercado. Hoje é possível alcançar um público muito maior, até fora do Brasil”, comentou.
Já o engenheiro mecânico Hugo Diniz (acima) ressaltou os aprendizados sobre precificação e valorização dos serviços técnicos. “O insight que ele passou sobre posicionamento e precificação é muito interessante, principalmente para nós que estamos começando e queremos crescer na área de projetos. A questão do posicionamento nas redes sociais e a importância de divulgar o projeto técnico também me chamaram atenção, assim como o contato com possíveis clientes, como abordar e apresentar o próprio trabalho”, contou.
Para o engenheiro civil Paolo Biella (acima), o que mais chamou atenção foi a importância do aperfeiçoamento contínuo em um setor cada vez mais competitivo. “A inovação está sempre presente. A parte de aparecer, de se posicionar e ter algo autoral é muito importante. E, da forma que ele explicou, achei muito interessante essa maneira de aprender e melhorar.”, concluiu.
Paolo, inclusive, planeja estar presente no próximo encontro do Crea-SP Capacita. “Vi que no dia 20 terá um evento sobre infraestrutura e obra viária, áreas em que também atuo, além dos projetos estruturais e da engenharia vertical. Pretendo participar”, afirmou.
Próximo encontro
O Crea-SP Capacita segue com a programação de maio. No dia 20, a partir das 19h, acontece o encontro “Engenharia e Segurança Viária”, com palestras sobre projeto, operação e inovação para rodovias mais seguras e gestão da infraestrutura rodoviária.
Todos os encontros acontecem em formato híbrido, com participação presencial no Auditório da Sede Angélica do Crea-SP (Av. Angélica, 2.364 – Consolação) e transmissão on-line pelas plataformas do Capacita e TV Crea-SP no YouTube. As atividades são gratuitas e contam com certificação para os participantes.
Produzido pela CDI Comunicação




