Balanço da parceria entre Crea-SP e FABHAT

24 de janeiro de 2023, às 12h29 –
Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Indispensável, a oferta de água para a população paulista é especialmente difícil para os mais de 20 milhões de habitantes atendidos pelas bacias do Alto Tietê. Frente ao desafio, o Crea-SP formalizou, em 2022, um Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT) para execução de um projeto piloto que visa vencer o problema. Após um ano, o Conselho e a FABHAT reúnem-se para elaborar relatório e apresentar resultados.

Uma parcela considerável da demanda por água em todo o Estado e País ainda é atendida por poços artesianos, principalmente em áreas rurais e distantes dos centros urbanos. Um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), constatou que 90% dos poços no Brasil eram irregulares.

O Acordo de Cooperação Técnica do Crea-SP firmado em parceria com a FABHAT nasceu com a finalidade de de mapear esse cenário e mitigar as consequências ambientais e de saúde para quem ainda depende dessa modalidade de acesso à água. Sem um profissional capacitado para a escavação, estruturação do poço e instalação da bomba, é iminente a contaminação por coliformes e microrganismos prejudiciais ao ser humano.

A vice-presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey, destacou a importância de se firmar parcerias como esta. “Ver os resultados do Acordo Técnico após quase um ano é essencial, entre outras coisas, para garantirmos a atuação profissional, a saúde e a segurança da população. Apurados os dados iniciais, devemos ampliar a parceria para identificarmos e atuarmos em outros poços na região do Alto Tietê”, afirmou.

Assinado em março do ano passado, o documento permitiu o intercâmbio de informações entre as instituições para elaboração de soluções conjuntas que atendam às condições hídricas do Alto Tietê. A partir da ampliação das fiscalizações, capacitação integrada dos agentes com cursos, atividades e eventos, e a checagem prévia de dados disponíveis, o projeto piloto foi classificado como um sucesso pelo diretor e presidente da FABHAT, Eng. Hélio Suleiman.

“Não só alcançamos os objetivos como chegamos a uma escala ainda maior do que imaginávamos. Analisamos os dados registrados pelo Crea-SP e constatamos inúmeros poços que precisam de mais atenção. O convênio nos ajuda a tratar melhor a saúde das pessoas. Esse é apenas o começo”, afirmou Suleiman.

Também estiveram presentes na reunião a superintendente de Fiscalização do Conselho, Eng. Maria Edith Santos e a diretora técnica da Fundação, Beatriz Vilela.

Saiba mais sobre a parceria aqui.

 

Produzido pela CDI Comunicação

Outras notícias

person-working-building-construction

A força da Geologia no desenvolvimento sustentável e na segurança da sociedade

Leia a notícia
CreaSP-Arsesp_participantes

Crea-SP e Arsesp planejam cooperação para fortalecer atuação técnica

Leia a notícia
confident young builder woman in uniform writing something on clipboard isolated on olive green background

Atualize seu cadastro para as eleições

Leia a notícia
Female geographer in green safety helmet using binoculars surveying looking from distance working field in the wind farm clean energy project area the open terrain is suitable using wind energy

Dia do Geógrafo: a arte de ler o espaço e o futuro da profissão

Leia a notícia

Acesse nossos serviços ou entre em contato com o Crea-SP para orientações.