Uma mulher no exercício da presidência, mulheres no conselho, mulheres nas diretorias, mostram a importância e representatividade da mulher no segmento e na sociedade brasileira
Da esquerda para a direita: Eng. Karla Borelli, Eng. Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos, Eng. Lenita Secco Brandão e Eng. Ligia Marta Mackey
Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar, nada melhor do que lembrar a presença e representatividade das mulheres no Crea-SP, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – o maior Conselho de Fiscalização de exercício profissional da América Latina e, provavelmente, um dos maiores do mundo.
Atualmente, o Crea-SP, tem Lenita Secco Brandão como a primeira mulher no exercício da presidência. Outras mulheres dividem com ela a responsabilidade de administrar o Crea-SP. É o caso da superintendente de Fiscalização, Maria Edith dos Santos. Por exemplo, ela comanda um departamento que, em 2019, realizou 175 mil fiscalizações.
Competência – Para Ligia Marta Mackey, conselheira do Crea-SP, o dia 8 de março ressalta a capacidade, a força e a competência da mulher, não só no mercado de trabalho, mas em toda sociedade. “Porém, acredito que a sociedade brasileira, ainda não tem a percepção do verdadeiro simbolismo da data”.
Sobre a presença de Lenita no exercício da presidência do Crea-SP, Ligia avalia que o fato é de extrema importância. “É a prova de que estamos caminhando para o verdadeiro reconhecimento da nossa capacidade e competência”. Ligia também é presidente do Ipeea (Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia) e presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia de Rio Claro (SP).
Karla Borelli, também conselheira do Crea-SP, acredita que o Dia Internacional da Mulher funciona como uma forma da sociedade lembrar da relevância da mulher no desenvolvimento do País. “O fato de termos uma mulher no exercício da presidência do Crea-SP mostra que podemos atuar em todas as áreas da sociedade, de forma cada vez mais significativa”. Karla também é a representante do Crea-SP na Câmara Nacional Especializada em Engenharia Florestal.
Mais políticas públicas e privadas – Já Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos, Coordenadora da Câmara Civil do Crea-SP e vice-presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (SP), acredita que, embora as mulheres tenham conquistado muitas coisas, “ainda há resquícios de comportamentos retrógrados. Mas, acredito que a evolução virá com mais políticas públicas e privadas na área da educação e saúde”.
Na visão da engenheira, é notável o aumento de mulheres no mercado de trabalho, que ainda é majoritariamente masculino, inclusive no segmento acadêmico. “Porém, o esforço, a determinação e a coragem dessas mulheres se apresentam louvável, determinante e inspirador para que outras se projetem nessas realizações. E considero que a presença de uma mulher no exercício da presidência do Crea-SP representa uma grande conquista e reconhecimento nestes 85 anos da entidade. Isso não só garante a igualdade de gênero, mas implica veementemente em inspiração e empenho para que outras mulheres possam vislumbrar e fomentar esforços para alcançarem altos cargos em profissões variadas”, finaliza.
Sobre o Crea-SP
Fundado há 85 anos, o Crea-SP é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está em 645 municípios do estado de São Paulo, possui mais de 316 mil profissionais e mais de 72 mil empresas registrados, além de 723 funcionários, 117 agentes fiscais, 261 conselheiros e 1.690 inspetores.
