O que é?
O registro para habilitação ao exercício profissional é a inscrição dos profissionais diplomados no Brasil nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea (Resolução 1.007/2.003).
Os concluintes dos cursos nas áreas de Agronomia, Engenharia, Geografia, Geologia e Meteorologia, nos níveis superior e tecnológico só podem exercer a profissão após o registro no CREA.
Saiba quais cursos concedem registro no Crea pela relação disponibilizada no anexo da Resolução 473/2.002.
Consulte as instituições de ensino e os respectivos cursos cadastrados do estado de São Paulo.
O Crea-SP concede 90% de desconto na primeira anuidade, exclusivamente aos recém-formados que solicitarem o registro em até 180 dias contados da data de colação de grau.
DOCUMENTOS PARA O REGISTRO:
- Diploma, frente e verso digitalizados, registrado no órgão competente, ou atestado/declaração de colação de grau emitido em até 1 (um) ano pela instituição de ensino.
O registro com apresentação de atestado/declaração terá validade de 1 ano É importante observar também:
– O atestado/declaração deve conter a informação de que o diploma se encontra em processamento (exemplo) ou estar acompanhado do protocolo de requisição do diploma;
– Atestados emitidos por polos são aceitos desde que mencionem o campus sede do curso;
– Se o histórico escolar contiver informações de matrícula, da data da colação de grau e de que o diploma está em processamento, o atestado pode ser dispensado.
- Histórico escolar do curso com a indicação de cargas horárias das disciplinas cursadas;
- Assinatura digitalizada, feita com caneta preta (vídeo explicativo);
- Foto atual em dimensão 3×4, com fundo branco, sem datas, preferencialmente com roupas de cor escura (vídeo explicativo);
- Foto do tipo selfie, segurando um documento com foto ao lado do rosto;
- Carteira de Identidade (quando estrangeiro, com indicação de permanência no país);
- CPF – Cadastro de Pessoa Física (ou documento que mencione o CPF);
- Informação de endereço (declaração durante o preenchimento do formulário eletrônico);
- Quitação com o serviço militar (quando brasileiro do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos)
Exemplo:
– Reservista;
– Certificado de Dispensa de Incorporação;
– Documento de Identidade emitido por órgão militar (Obs.: a pré-condição para emitir esse documento é estar quite com o serviço militar);
– Documento de Identidade que contenha o número de Certificado Militar;
– Certidão de Situação Militar;
– Certidão de Dispensa Militar por motivos religiosos;
– Protocolos de solicitação dos documentos acima serão aceitos se houver indicação de data da obtenção do documento definitivo.
- Opcional para informação na carteira: doador de órgãos e tecidos (declaração durante o preenchimento do formulário eletrônico).
Quem pode solicitar?
- A solicitação deve ser feita pelo próprio profissional requerente do primeiro registro.
- Os profissionais das áreas da Agronomia formados a partir do ano de 1.991 devem realizar o Curso de Legislação Profissional oferecido pelo Crea-SP. Se o curso não foi realizado durante a formação acadêmica, faça pela plataforma Crea Capacita.
- O interessado será responsável pelas informações prestadas em seu requerimento, pelo conteúdo do documento digitalizado e por sua fiel correspondência ao documento original.
- Se o curso ainda não estiver cadastrado no Crea-SP ou no Crea responsável pela jurisdição da Instituição de Ensino, podemos solicitar o conteúdo programático das disciplinas cursadas e o comprovante de regularidade do curso junto ao E-Mec para avaliarmos a possibilidade de análise em separado.
Como solicitar o serviço?
- Acesse o site e clique em CREANET para cadastrar seu login e senha ou acessar o ambiente profissional;
- Clique em Solicitações > Primeiro Registro > com Atestado ou Diploma;
- Conclua o preenchimento do formulário e anexe a documentação necessária para clicar em Confirmar;
- Realize o pagamento das taxas de serviço assim que o boleto for disponibilizado:
- R$ 100,44 referente a taxa de registro profissional;
- R$ 63,36 referente a taxa de emissão de carteira de identidade profissional;
- R$ 24,18 referente a postagem dos Correios para envio da carteira de identidade profissional no endereço declarado.
Como obter o serviço?
Acompanhe o status da solicitação pelo número do protocolo.
A análise é iniciada após a contabilização da taxa de serviço. Se não houver o pagamento, o protocolo é automaticamente cancelado após a data de vencimento do boleto, sendo necessário iniciar uma nova solicitação.
O deferimento do protocolo disponibiliza:
-
- A carteira de identidade profissional na versão digital via aplicativo (Google Play, App Store);
- Confecção da carteira de identidade profissional e envio pelos Correios;
- Anuidade e todos os serviços da plataforma CREANET;
- Benefícios oferecidos pelos programas do CREA-SP para a valorização da área tecnológica.
Prazo de conclusão
O prazo estimado de conclusão do registro é de 15 (quinze) dias corridos, a partir da contabilização da taxa de pagamento.
Pode haver variação na data de conclusão:
- Se a Instituição de Ensino que ministrou o curso estiver com pendências no cadastros dos cursos;
- Na ausência da comprovação de veracidade de documentos escolares de conclusão do curso.
Após o término de confeccção da carteira, há até 3 (três) tentativas de entrega via Correios, sendo o primeiro prazo de 5 (cinco) dias após a postagem. Se a entrega não puder ser concluída, o documento segue para a unidade do CREA-SP mais próxima do endereço declarado.
Consulte se a sua carteira seguiu para uma unidade do CREA-SP aqui.
Em caso de dúvidas, acesse nossos canais de atendimento.