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Disponível em <https://www.creasp.org.br/servico/registro-provisorio-diplomado-no-pais/>.
Acesso em 14/06/2025 às 12h45.

Primeiro Registro Profissional

O que é?

O registro para habilitação ao exercício profissional é a inscrição dos profissionais diplomados no Brasil nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea (Resolução 1.007/2.003).

Os concluintes dos cursos nas áreas de Agronomia, Engenharia, Geografia, Geologia e Meteorologia, nos níveis superior e tecnológico só podem exercer a profissão após o registro no CREA.

Saiba quais cursos concedem registro no Crea pela relação disponibilizada no anexo da Resolução 473/2.002.

Consulte as instituições de ensino e os respectivos cursos cadastrados do estado de São Paulo.

O Crea-SP concede 90% de desconto na primeira anuidade, exclusivamente aos recém-formados que solicitarem o registro em até 180 dias contados da data de colação de grau.

DOCUMENTOS PARA O REGISTRO:

  1. Diploma, frente e verso digitalizados, registrado no órgão competente, ou atestado/declaração de colação de grau emitido em até 1 (um) ano pela instituição de ensino.
    O registro com apresentação de atestado/declaração terá validade de 1 ano É importante observar também:
    – O atestado/declaração deve conter a informação de que o diploma se encontra em processamento (exemplo) ou estar acompanhado do protocolo de requisição do diploma;
    – Atestados emitidos por polos são aceitos desde que mencionem o campus sede do curso;
    – Se o histórico escolar contiver informações de matrícula, da data da colação de grau e de que o diploma está em processamento, o atestado pode ser dispensado.
  2. Histórico escolar do curso com a indicação de cargas horárias das disciplinas cursadas;
  3. Assinatura digitalizada, feita com caneta preta (vídeo explicativo);
  4. Foto atual em dimensão 3×4, com fundo branco, sem datas, preferencialmente com roupas de cor escura (vídeo explicativo);
  5. Foto do tipo selfie, segurando um documento com foto ao lado do rosto;
  6. Carteira de Identidade (quando estrangeiro, com indicação de permanência no país);
  7. CPFCadastro de Pessoa Física (ou documento que mencione o CPF);
  8. Informação de endereço (declaração durante o preenchimento do formulário eletrônico);
  9. Quitação com o serviço militar (quando brasileiro do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos)
    Exemplo:
    – Reservista;
    – Certificado de Dispensa de Incorporação;
    – Documento de Identidade emitido por órgão militar (Obs.: a pré-condição para emitir esse documento é estar quite com o serviço militar);
    – Documento de Identidade que contenha o número de Certificado Militar;
    – Certidão de Situação Militar;
    – Certidão de Dispensa Militar por motivos religiosos;
    – Protocolos de solicitação dos documentos acima serão aceitos se houver indicação de data da obtenção do documento definitivo.
  10. Opcional para informação na carteira: doador de órgãos e tecidos (declaração durante o preenchimento do formulário eletrônico).
Quem pode solicitar?
  • A solicitação deve ser feita pelo próprio profissional requerente do primeiro registro.
  • Os profissionais das áreas da Agronomia formados a partir do ano de 1.991 devem realizar o Curso de Legislação Profissional oferecido pelo Crea-SP. Se o curso não foi realizado durante a formação acadêmica, faça pela plataforma Crea Capacita.
  • O interessado será responsável pelas informações prestadas em seu requerimento, pelo conteúdo do documento digitalizado e por sua fiel correspondência ao documento original.
  • Se o curso ainda não estiver cadastrado no Crea-SP ou no Crea responsável pela jurisdição da Instituição de Ensino, podemos solicitar o conteúdo programático das disciplinas cursadas e o comprovante de regularidade do curso junto ao E-Mec para avaliarmos a possibilidade de análise em separado.
Como solicitar o serviço?
  1. Acesse o site e clique em CREANET para cadastrar seu login e senha ou acessar o ambiente profissional;
  2. Clique em Solicitações > Primeiro Registro > com Atestado ou Diploma;
  3. Conclua o preenchimento do formulário e anexe a documentação necessária para clicar em Confirmar;
  4. Realize o pagamento das taxas de serviço assim que o boleto for disponibilizado:
    • R$ 100,44 referente a taxa de registro profissional;
    • R$ 63,36 referente a taxa de emissão de carteira de identidade profissional;
    • R$ 24,18 referente a postagem dos Correios para envio da carteira de identidade profissional no endereço declarado.
Como obter o serviço?

Acompanhe o status da solicitação pelo número do protocolo. 

A análise é iniciada após a contabilização da taxa de serviço. Se não houver o pagamento, o protocolo é automaticamente cancelado após a data de vencimento do boleto, sendo necessário iniciar uma nova solicitação.

O deferimento do protocolo disponibiliza:

    • A carteira de identidade profissional na versão digital via aplicativo (Google PlayApp Store);
    • Confecção da carteira de identidade profissional e envio pelos Correios;
    • Anuidade e todos os serviços da plataforma CREANET;
    • Benefícios oferecidos pelos programas do CREA-SP para a valorização da área tecnológica.
Prazo de conclusão

O prazo estimado de conclusão do registro é de 15 (quinze) dias corridos, a partir da contabilização da taxa de pagamento.

Pode haver variação na data de conclusão:

  1. Se a Instituição de Ensino que ministrou o curso estiver com pendências no cadastros dos cursos;
  2. Na ausência da comprovação de veracidade de documentos escolares de conclusão do curso.

Após o término de confeccção da carteira, há até 3 (três) tentativas de entrega via Correios, sendo o primeiro prazo de 5 (cinco) dias após a postagem. Se a entrega não puder ser concluída, o documento segue para a unidade do CREA-SP mais próxima do endereço declarado. 

Consulte se a sua carteira seguiu para uma unidade do CREA-SP aqui.

Em caso de dúvidas, acesse nossos canais de atendimento.