Nova edição da Revista CREA São Paulo já está no ar
8 de julho de 2025, às 9h32 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A Revista CREA São Paulo chega à sua 16ª edição reunindo reportagens especiais, artigos técnicos e entrevistas sobre iniciativas de Engenharia, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores que causam impacto positivo no desenvolvimento de soluções para construir um futuro mais inovador e sustentável. Os conteúdos reforçam o compromisso do Conselho com pautas prioritárias, como a preservação ambiental, o uso da tecnologia para tornar as cidades mais inteligentes e o fortalecimento da agenda de equidade de gênero.
“Esta edição é um convite para que todos se mantenham atualizados e conectados às tendências que estão transformando a área tecnológica e nossas rotinas de trabalho. É por meio desse conhecimento que reforçamos nossa capacidade técnica e o compromisso de oferecer soluções cada vez mais sustentáveis e inovadoras para a sociedade”, diz a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey.
Um dos destaques é a reportagem sobre Bioengenharia, que mostra como métodos inspirados na natureza têm recuperado encostas, margens de rios e campos agrícolas, preservando a saúde do solo e garantindo a segurança hídrica. Um dos exemplos é a biorremediação, técnica já consolidada que utiliza organismos vivos, como bactérias, fungos, leveduras e plantas, para degradar, transformar ou estabilizar contaminantes na terra e na água subterrânea.
Outro tema de interesse crescente é a poluição por microplásticos, principalmente nos oceanos, tratado na seção Palavra de Especialista. O debate global em torno do problema inclui iniciativas regionais, como o Movimento Praia Limpa, apoiado pelo Crea-SP. Na matéria, especialistas abordam os riscos para a biodiversidade e para a saúde humana, além de indicar como a ciência e a Engenharia podem atuar de forma integrada para enfrentar esse desafio.
A edição também apresenta as últimas tendências tecnológicas, a exemplo do redesenho de espaços urbanos para enfrentar problemas como os chamados cânions urbanos. Além disso, o crescimento da participação feminina é outra pauta do periódico em reportagem que menciona as ações do Crea-SP nesse sentido, como o Programa Mulher, que tem ampliado oportunidades e impulsionado trajetórias, contribuindo para ambientes profissionais mais inclusivos e diversos.
Todos os volumes da Revista CREA São Paulo estão disponíveis no site do Conselho, convidando profissionais e a sociedade a acompanharem a evolução da área tecnológica e os debates que impulsionam o futuro do país.
Produzido pela CDI Comunicação