Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-e-confea-celebram-25-anos-de-cooperacao-com-ordem-dos-engenheiros-de-portugal/>.
Acesso em 17/09/2025 às 11h23.

Crea-SP e Confea celebram 25 anos de cooperação com Ordem dos Engenheiros de Portugal

Na ocasião, também são comemorados 10 anos do acordo de reciprocidade que permite a mobilidade profissional

12 de setembro de 2025, às 17h22 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, participou na quinta-feira (11/09), da cerimônia que celebrou os 25 anos de assinatura do protocolo de cooperação entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP) e os 10 anos da reciprocidade que permite aos profissionais de Engenharia brasileiros e portugueses requererem o registro recíproco. A celebração ocorreu no Paço dos Duques de Bragança, no município de Guimarães, em Portugal, e contou com a participação do presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, e do presidente da OEP, Eng. Fernando de Almeida Santos.

O termo de reciprocidade entre os países elimina a necessidade de revalidação de diplomas nos dois territórios, tornando mais rápido o processo de aquisição do registro. Desde a implementação, os Creas do Brasil fizeram 8.741 solicitações de registros na OEP, sendo o Conselho paulista o responsável pelo maior número: 2.247.

“A reciprocidade é um marco para o nosso Sistema, ampliando as oportunidades de trabalho e crescimento, valorizando a qualidade da formação acadêmica e técnica dos profissionais brasileiros”, afirmou a presidente Lígia. “O Crea-SP tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a excelência das atividades da área tecnológica, reconhecendo e apoiando o talento de seus profissionais registrados”, acrescentou.

O acordo beneficia profissionais brasileiros graduados em Engenharia ou Agronomia, que tenham cursado no mínimo 3,6 mil horas no Brasil, estejam adimplentes com o Sistema Confea/Crea e não tenham sofrido sanções por infração ética nos últimos cinco anos. Os engenheiros paulistas podem solicitar o serviço de registro recíproco de forma digital, pela página de serviços do Crea-SP.

 

 

Produzido por CDI Comunicação