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Disponível em <https://www.creasp.org.br/servico/anotacao-em-registro-pos-graduacao-em-engenharia-de-seguranca-do-trabalho/>.
Acesso em 18/09/2025 às 11h14.

Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho – Anotação em Registro

O que é?

Inclusão dos dados do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho no cadastro de profissionais já graduados em Engenharia, Agronomia e Geologia, possibilitando acréscimo do título e as atribuições da modalidade cursada.

Atenção: A inclusão só acontece quando a matrícula do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho ocorreu em data posterior à data de conclusão do curso de graduação em Engenharia, Agronomia ou Geologia, conforme Lei 7410/85 e Decisão PL-1185/2015 do Confea.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • RP – Requerimento de registro profissional;
  • Frente e verso do certificado;
  • Histórico escolar com a indicação das cargas horárias das disciplinas cursadas;
  • Assinatura digitalizada, feita com caneta preta (vídeo explicativo);
  • Foto atual em dimensão 3×4, com fundo branco, sem datas, preferencialmente com roupas de cor escura (vídeo explicativo);
  • Opcional para informação na carteira: doador de órgãos e tecidos (declaração durante o preenchimento do formulário eletrônico).

Obs:

  1. Caso o curso não esteja cadastrado no Crea-SP ou no Regional da jurisdição da Instituição de Ensino, será solicitado o conteúdo programático das disciplinas cursadas e o comprovante de regularidade do curso junto ao E-Mec;
  2. Concluintes até o ano de 1985 (antes da Lei 7.410/1985) devem apresentar a Carteira expedida pelo Ministério do Trabalho ou Certificado de curso de especialização em engenharia de segurança do trabalho, realizado em caráter prioritário, pelo MTE;

Quem pode solicitar?

Desde que atendido envio completo da documentação acompanhada do RP – Requerimento Profissional assinado pelo interessado, não há exigência referente ao perfil do solicitante.

Como solicitar o serviço?

Envie a documentação para faleconosco@creasp.org.br e aguarde o envio da taxa de serviço.

Será encaminhado por e-mail um login e senha para futura consulta do protocolo.

Como obter o serviço?

Realize o pagamento da taxa:

  • R$100,44 referente a taxa de inclusão do novo título no registro profissional;
  • R$63,36 referente a taxa de emissão de carteira de identidade profissional;
  • R$ 24,18 referente a postagem dos Correios para envio da carteira de identidade profissional no endereço declarado.

O deferimento do protocolo disponibiliza:

Prazo de conclusão

O prazo estimado de conclusão do registro é de 20 (vinte) dias corridos, a partir da contabilização da taxa de pagamento.

Pode haver variação na data de conclusão:

  1. Se a Instituição de Ensino que ministrou o curso estiver com pendências no cadastros dos cursos;
  2. Na ausência da comprovação de veracidade de documentos escolares de conclusão do curso.

Após a confecção da carteira, são realizadas até 3 (três) tentativas de entrega via Correios, sendo a primeira em até 5 (cinco) dias úteis após a postagem. Caso a entrega não seja concluída, o documento é devolvido para a unidade administrativa do CREA na cidade de São Paulo, onde ficará armazenado por um breve período até o descarte. Para verificar a disponibilidade da sua carteira, entre em contato com nossos canais de atendimento.