Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/women-in-bim-e-o-futuro-da-construcao/>.
Acesso em 02/09/2025 às 22h23.

Women in BIM e o futuro da construção

Conferência internacional no Crea-SP amplia conhecimentos e incentiva protagonismo feminino

29 de agosto de 2025, às 13h35 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

São Paulo foi palco de mais uma edição da conferência internacional Women in BIM (WIB), na quinta-feira (28/08). Realizado na Sede Angélica do Crea-SP, o encontro reuniu profissionais, pesquisadoras e líderes para debater o futuro por meio de temas como inovação tecnológica, inteligência artificial, bioeconomia, economia circular e liderança feminina, além de casos de sucesso e novas soluções.

Criada em 2012, a comunidade WIB tem como objetivo promover e apoiar mulheres na área de construção digital, incluindo a Modelagem de Informação da Construção (do inglês, Building Information Modelling – BIM). Em sua edição brasileira de 2025, o tema central foi “Imagine um futuro melhor para o nosso planeta” e promoveu reflexões sobre como o ambiente construído pode responder às mudanças climáticas e aos desafios tecnológicos globais.

A abertura do evento ficou por conta da engenheira Daiane Dias, presidente da edição paulista e líder regional da comunidade. Ela destacou que a missão do movimento é abrir caminhos para que cada vez mais mulheres sejam ouvidas e reconhecidas. “Acredito que a representatividade aliada à colaboração é uma força transformadora capaz de impulsionar inovação e equidade no nosso setor”, afirmou.

Presidente global e fundadora do Women in BIM, Rebecca de Cicco, deixou uma mensagem de incentivo às profissionais brasileiras. “Um movimento mundial está remodelando a narrativa do setor da construção e a nossa presença de transformação digital está no centro disso. Juntas, estamos construindo um setor que reflete o mundo que atende: inteligente, diverso, digital e resiliente”, disse.

Durante o painel “Do Modelo ao Algoritmo: BIM, Dados e Automação”, a Eng. Rayane Rezende trouxe uma perspectiva prática sobre tecnologia e automação. “Construção não é só tijolo e cimento. É saber utilizar os dados para tornar as decisões mais eficientes e embasadas. Usem a inteligência artificial como apoio, como alavanca. Não tenham medo de testar, de implantar”, pontuou.

Um dos momentos marcantes da conferência foi a exposição da Eng. Marci Alves, coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP. Durante o painel “Inovadores destemidos: transformando a construção com coragem e tecnologia”, a profissional trouxe visão disruptiva sobre o protagonismo da mulher no setor. “Independente da posição que ocupamos no mercado, o protagonismo é essencial. Empresas com diversidade de liderança são mais inovadoras e sustentáveis. Quando mais mulheres lideram, mais resultados se transformam, assim como a cultura e o futuro do setor”, destacou.

Marci ainda aproveitou para exemplificar ações realizadas pelo Programa Mulher a fim de impulsionar as participantes, destacando as mentorias, capacitações e o incentivo à equidade de gênero no Sistema Confea/Crea. Em sua fala fez menção à atual presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey – primeira mulher a presidir a autarquia. “Nossa presidente costuma dizer que capacidade não tem gênero. Essa é uma frase que carrego comigo em todos os espaços, porque reforça que o nosso lugar é definido pela competência”.

O apoio institucional do Crea-SP à realização da conferência reforça o compromisso da autarquia em abrir espaço para o debate de diversidade, tecnologia e sustentabilidade no setor da construção. Esse foi o caso do Women in BIM, comunidade global sem fins lucrativos que atua para promover a diversidade e a presença feminina em cargos de liderança na construção digital. Além de São Paulo, a edição 2025 também acontecerá em Edimburgo (Escócia) e Brisbane (Austrália).

 

Produzido pela CDI Comunicação