Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/trilha-nacional-do-programa-mulher-lancada-em-belo-horizonte/>.
Acesso em 02/11/2025 às 09h54.

Trilha Nacional do Programa Mulher lançada em Belo Horizonte

Evento da etapa Sudeste destacou inovação, inteligência artificial e gestão do tempo

31 de outubro de 2025, às 12h04 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Belo Horizonte (MG) foi o ponto de partida da Trilha Nacional de Capacitação do Programa Mulher, iniciativa do Sistema Confea/Crea e Mútua que vai percorrer o país com o propósito de fortalecer a representatividade feminina na Engenharia, Agronomia e Geociências. Realizada na terça-feira (29/10), a edição da Região Sudeste, com a participação do Crea-SP, teve formato híbrido e o tema “Inovação e tecnologia: inteligência artificial e emocional”.

O presidente do Confea, engenheiro Vinicius Marchese, ressaltou o papel transformador da iniciativa: “Iniciativas como essa são fundamentais para promover capacitação e valorização das mulheres, fortalecendo sua independência e reconhecimento profissional. A igualdade de oportunidades nasce do conhecimento e da formação contínua”, disse.

A coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP, Eng. Marci Alves, participou ativamente da construção do evento e comentou sobre a importância das iniciativas do Programa Mulher para as profissionais da área tecnológica. “Quando trabalhamos em conjunto, nos fortalecemos ainda mais. Em São Paulo temos a nossa trilha de capacitação e, ao ver essa ampliação de forma nacional, é que percebemos o quanto o fortalecimento do aprendizado e valorização profissional para as mulheres tem se potencializado”, afirmou.

A programação contou com duas palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional. A primeira, “Inovação e Tecnologia: A Inteligência Artificial como aliada”, foi conduzida por Mylena Marquezini, especialista em transformação digital e fundadora da startup Fixt, apoiada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com linguagem acessível e inspiradora, ela apresentou a IA como uma ferramenta de democratização de oportunidades.

Já a engenheira e mentora Josiane Rocha abordou o tema “Mais tempo, menos culpa: A inteligência emocional por trás das mulheres que fazem acontecer”, destacando o equilíbrio entre produtividade, propósito e bem-estar.

A Eng. Marci Alves também mediou roda de conversa entre as palestrantes e as participantes, promovendo um espaço de acolhimento e colaboração. “Uma palestra complementou a outra, trazendo equilíbrio e reflexão. Este é um espaço de troca, onde mostramos nossa força como mulheres na tecnologia”, destacou a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP.

Já a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-MG, engenheira agrônoma Cláudia Versiani, destacou o simbolismo de Minas Gerais sediar a primeira etapa. “É um marco importante no fortalecimento do protagonismo feminino na área tecnológica. Buscamos unir conhecimento técnico e habilidades humanas para ocupar espaços de decisão com confiança e propósito”, afirmou.

Produzido pela CDI Comunicação