Sessão Plenária de setembro
1 de outubro de 2021, às 14h08 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Na sessão plenária de setembro, realizada no dia 30 no auditório da Sede Angélica, o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, recebeu como convidados o presidente do Crea-SC, Eng. Civ. e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, e o prefeito de Mogi Mirim, Paulo Silva.
Na ocasião, o presidente Vinicius destacou a importância da atuação do Crea-SP, por meio da atividade dos profissionais, para auxiliar as cidades a melhorar seu desenvolvimento. “Temos mais de 200 municípios representados aqui neste Plenário”, ressaltou, lembrando que os conselheiros vêm das mais diversas regiões do Estado.
Três vezes prefeito daquele município paulista, Paulo entende que um bom gestor deve ter sensibilidade e aproveitar as oportunidades. “Já tivemos uma bela parceria no passado, quando conseguimos implantar a caderneta de obras há 21 anos”, disse, no que foi complementado por Vinicius: “O Paulo foi o prefeito que sancionou a lei da caderneta de obras e isso foi muito importante para os profissionais da associação local”, ressaltou.
O prefeito informou ainda que, a partir de agora, o “habite-se” vai ser emitido com uma declaração do engenheiro responsável pela obra, agilizando os processos no município. “Precisamos modernizar a legislação local para estimularmos a construção civil na cidade”, enfatizou.
A administração municipal também vem visitando iniciativas como os hubs de inovação em São José dos Campos e Piracicaba. “Tem muita coisa interessante acontecendo em todo o Estado. Iniciativas que ajudam a baratear o custo da operação pública de forma mais simples e estão gerando muitos empregos”, ressaltou o Presidente do Crea-SP.
Regional catarinense
Palestrante no dia anterior durante a reunião do CIES, quando levou a debate a questão da mercantilização do ensino superior aos representantes das instituições de ensino (saiba mais aqui), o engenheiro Kita falou ao plenário sobre a inovação no setor público em Santa Catarina.
“Florianópolis é uma ilha formada, em grande parte, por áreas de preservação permanente e lá temos grandes empresas de Engenharia geridas por profissionais do nosso Sistema. Moro em Balneário Camboriú, também uma referência nessa área. Temos vários polos tecnológicos em diferentes regiões do Estado”, disse.
Nesse sentido, o presidente do Crea-SC destacou o convênio de cooperação técnica firmado com a prefeitura municipal de Florianópolis para aprimorar a fiscalização local com o auxílio de drones para identificar e localizar áreas estratégicas passíveis de fiscalização, incluindo áreas de desmatamento, reflorestamento, cultivo de culturas e novas construções. Segundo Kita, a intenção é estender a ação para todo o Estado.
O engenheiro Kita citou ainda as ações do Regional catarinense durante a pandemia. “Criamos um balcão virtual. Nossos profissionais não deixaram a cidade parar”, disse, ressaltando que pretende levar a ideia do CIES para Santa Catarina.
“Precisamos de respostas rápidas e, ontem, ouvindo o engenheiro Salmen falar sobre a revista digital e os esforços da equipe em entregar não o projeto, mas o próprio produto, entendo que é isso que a sociedade espera de nós: que os nossos projetos possam evoluir assim, com a rapidez e a qualidade que vimos na Revista Crea-SP”, finalizou.
Produzido pela Gerência de Comunicação Estratégica do Crea-SP
Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – ECC/GCE
Colaboração: Estagiários Vinicius Sarcetta e Lana Horrara