Sessão Plenária de fevereiro
18 de fevereiro de 2021, às 14h05 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A Sessão Plenária do Crea-SP no mês de fevereiro, realizada de maneira híbrida (presencial – em três ambientes – e on-line) no dia 18 na Sede Angélica, contou com as presenças do presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, e do conselheiro federal Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, que compuseram a mesa dos trabalhos ao lado do presidente do Conselho paulista, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, e de integrantes da Diretoria.
Krüger destacou “a importância estratégia de olharmos juntos no Colégio de Presidentes e nos Plenários do Confea e dos Creas os grandes temas nacionais”, lembrando a participação do Conselho Federal em recente audiência com o ministro da Educação, que definiu a participação do sistema profissional nas discussões do Ministério da Educação – MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep e do Conselho Nacional de Educação. “O futuro da educação nos preocupa”, ressaltou.
O presidente do Confea lembrou o vínculo institucional da categoria com o Ministério da Economia para a discussão dos “principais temas de interesse das nossas profissões”, como a Resolução nº 64 (“da qual conseguimos o adiamento da implantação e vamos fazer parte de um grupo de trabalho”) e a aprovação no Senado da lei que define a Engenharia como carreira de Estado (“estamos tentando que entre na pauta”).
“Esses são alguns dos temas em que vamos estar juntos”, disse Krüger, ressaltando a “importância estratégica dessa parceria com o Crea-SP, por esse dinamismo, essa renovação” e destacando que o Conselho paulista está inspirando o Confea no processo de transformação digital. “Estamos juntos fazendo um grande trabalho em benefício dos nossos profissionais, entidades de classe e empresas”, concluiu.
40 anos da APEMI
Durante os informes dos conselheiros, o Eng. Minas e Seg. Trab. Osni de Mello, que preside a Associação Paulista de Engenheiros de Minas – APEMI, a qual representa no Plenário do Crea-SP, destacou os 40 anos de fundação da entidade completados neste ano.
Sediada no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a APEMI congrega os profissionais da modalidade (que integram no Conselho a CAGE – Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas) e conquistou sua representação no Crea-SP em 1984.
Produzido pela Equipe de Comunicação Corporativa e Estratégia do Crea-SP
Reportagem: Jornalista Perácio de Melo
Colaboração: Estagiário Vinicius Sarcetta