Seminário internacional de capacitação destaca Engenharia Mecânica
12 de novembro de 2025, às 13h32 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Crea-SP recebeu, na última segunda-feira, 10/11, em sua sede à avenida Angélica, o 2º Seminário de Capacitação Internacional do Sistema Confea/Crea, realizado em parceria com a Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (do inglês, American Society of Mechanical Engineers – ASME). O encontro reuniu especialistas e lideranças para debater certificação, inovação e os desafios da Engenharia moderna mundial, reforçando o compromisso conjunto com a valorização profissional, o intercâmbio técnico e a atualização de normas internacionais que impulsionam a competitividade do setor.
O presidente do Confea, engenheiro Vinícius Marchese, reforçou o papel das autarquias na promoção do aperfeiçoamento técnico. “A parceria entre o Sistema e a ASME consolida mais uma ação voltada ao desenvolvimento dos profissionais da Engenharia, que será sempre o nosso principal objetivo”, afirmou.
A presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, esteve presente no Seminário e ressaltou que a iniciativa foi uma ótima oportunidade para aproximar profissionais da instituição de referência mundial. “Entendemos que a Engenharia vai além das fronteiras, ela conecta territórios, impulsiona o desenvolvimento e amplia horizontes de atuação. É valoroso poder trocar experiências e entender mais sobre outros modelos e culturas”, pontuou.

Os painéis técnicos aprofundaram temas centrais para a prática profissional. O Eng. Danny Aronson apresentou a palestra “Como a ASME impulsiona carreiras e inovação na Engenharia?”, ressaltando as oportunidades de intercâmbio, programas acadêmicos e certificações que ampliam o alcance global da atuação profissional. O Eng. Antônio Carlos Basso da Cunha Leal ministrou a palestra “Integração do Código da ASME com Normas Brasileiras”, destacando os desafios e avanços necessários para aproximar as legislações e fortalecer a competitividade da Engenharia nacional.
Já o Eng. Tom Costabile, diretor executivo da Sociedade Americana, abordou o “Código de Caldeiras e Vasos de Pressão da ASME – Fundamentos, Estrutura e Aplicações na Indústria”, demonstrando como a padronização internacional eleva a segurança e a eficiência nos processos produtivos. “A certificação ajuda as empresas a cumprirem as regulamentações, alcançarem eficiência nos processos, reduzirem custos e aumentarem a qualidade e a segurança de seus produtos”, observou.
Produzido pela CDI Comunicação
