Robótica, inovação e futuro
6 de agosto de 2025, às 11h01 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
No último sábado (02/08), a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga (SEARVO) foi palco de um evento marcado por tecnologia e criatividade: o 1º Torneio de Robótica SEARVO/Crea-SP. Realizado com o apoio do Conselho, a iniciativa reuniu mais de 60 pessoas, entre crianças, jovens, familiares, profissionais e representantes do Sistema Confea/Crea.
Os desafios propostos exigiram raciocínio lógico, trabalho em equipe e domínio técnico dos competidores, que deram um verdadeiro show de inovação. Ao todo, oito equipes participaram da disputa. O primeiro lugar nível 1 ficou para a Nexus, e o primeiro lugar nível 2 para a Rebellion Falcon. Além das competições, foram ofertadas oficinas de robótica voltadas ao público infantil, promovendo a troca de conhecimentos e despertando o interesse pela área tecnológica.
Representando a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, a vice-presidente, Eng. Agr. Marilia Gregolin, reforçou o compromisso do Conselho com ações que aproximam os jovens das profissões do Sistema. “Acreditamos que iniciativas como essa têm um impacto direto na construção de futuros profissionais mais preparados, curiosos e engajados com os desafios do nosso tempo. É gratificante ver nossas parceiras, como a SEARVO, atuando de forma tão efetiva na promoção da educação e da inovação”, destacou.
“Trocamos muitas experiências com as outras equipes e pude aprender muito. Agora quero melhorar cada vez mais e, um dia participar dos torneios estaduais”, afirmou o estudante Vinicius Regonatto Dias, de 15 anos, da equipe Rebellion Falcon. Já Roberta Dias, mãe de Vinicius, falou sobre o impacto da robótica para o filho. “É muito gratificante ver a evolução dele em todas as áreas da vida. Participar da robótica trouxe um direcionamento, vejo que é algo que ele quer levar para frente”.
Para o coordenador do Colégio de Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo (CIES-SP), Eng. Roberto Racanicchi, a proposta é um exemplo de como educação, tecnologia e inovação devem caminhar juntas. “Aproximar os estudantes das atividades práticas e tecnológicas é parte essencial da missão do Crea-SP. O apoio a encontros como este reforça o nosso compromisso com a valorização da educação e a formação de profissionais da Engenharia, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores”, pontuou.
A conselheira federal suplente de Instituições de Ensino Superior de Agronomia por São Paulo, Eng. Agr. Andrea Sanches, também destacou o papel transformador da robótica e da ciência para a juventude. “É uma ferramenta poderosa de aprendizado, que ajuda a desenvolver habilidades essenciais atualmente”, afirmou. Por outro lado, o diretor de Entidades de Classe da autarquia, Eng. Fernando Rosa, enfatizou a importância da parceria institucional. “O torneio mostra a força conjunta entre o Crea-SP e as associações. As entidades de classe são braços fundamentais para a atuação do Conselho com a promoção de ações que geram impacto social e educacional nas comunidades”, reforçou.
O presidente da SEARVO, Eng. Osmair Caires, ressaltou a relevância desse tipo de vivência desde cedo. “Nosso objetivo é apoiar e incentivar as crianças a vivenciarem a tecnologia e enxergarem nela uma opção real de profissão. Este evento é o pontapé inicial de algo que queremos manter com regularidade, e o apoio do Crea-SP tem sido imprescindível desde o início”, destacou.
A estudante Mariana Coraline, de 13 anos, fez parte da equipe Star Bots Kids e contou como a experiência influenciou seus planos. “É um caminho que quero seguir como carreira. Aprendo todos os dias, ainda tenho o que melhorar, mas estar aqui faz toda a diferença”, disse.
Produzido pela CDI Comunicação