Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/representantes-do-crea-sp-sao-nomeados-para-coordenacoes-nacionais/>.
Acesso em 03/02/2026 às 03h50.

Representantes do Crea-SP são nomeados para coordenações nacionais

Nomeações alcançam diferentes Câmaras Especializadas e ampliam a representatividade da autarquia no Sistema

30 de janeiro de 2026, às 16h43 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na quinta-feira (29/01), durante o 15º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, em Brasília (DF), foram definidos os novos ocupantes de coordenadorias nacionais do Confea. Entre os definidos, três profissionais do Crea-SP: o engenheiro eletricista Heverton Bacca Sanches, escolhido para liderar a Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE); o engenheiro geólogo Marcos Domingues Muro, coordenador adjunto nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM); e o engenheiro agrimensor Francisco de Sales Vieira de Carvalho, que passa a atuar como coordenador adjunto nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura (CCEAGRI), todas ligadas ao Confea.  

Segundo a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, a consolidação desses espaços reforça a importância da autarquia paulista no cenário brasileiro. “Eles terão papéis fundamentais para a discussão e proposição de diretrizes sobre atribuições profissionais, regulamentação, inovação tecnológica e padrões de atuação para toda a categoria nacional. Estamos felizes em poder amplificar a voz do nosso Conselho e levar a expertise das ações em São Paulo, por meio dos nossos representantes”, afirmou.  

As Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas (CCEC) funcionam como instâncias orientativas do Confea. As frentes reúnem representantes dos Conselhos Regionais de todo o país que, por sua vez, são responsáveis por analisar e julgar temas relacionados à fiscalização do exercício profissional e por propor medidas para o aprimoramento das atividades das autarquias, como primeira instância em suas respectivas áreas.   

Eng. Heverton Bacca Sanches eleito coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE)

Responsabilidade compartilhada para a nova missão do Eng. Eletric. Heverton Bacca, que ressaltou a importância do colegiado para o desenvolvimento e aquecimento da atividade produtiva nacional. “Vivemos um momento de sofisticação dos procedimentos de segurança na área de Engenharia Elétrica, em especial, em temas que envolvem diretamente a infraestrutura das cidades, como sistemas de transporte e fornecimento de energia”, contou o novo coordenador da CCEEE.   

Bacca ainda é o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do Crea-SP, cargo que também ocupou em 2025, após ser coordenador-adjunto em 2024. Além disso, coordena o curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), bem como acumula passagens por comitês técnicos de Inovação e de Carregadores Veiculares, pertencentes à autarquia.  

Geol. Marcos Domingues Muro eleito coordenador adjunto nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM)

A representatividade paulista ganhou ainda mais corpo com Marcos Domingues Muro. Atualmente, ele coordena a Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do Crea-SP (CAGE) e atuou como diretor técnico adjunto da autarquia em 2024. O engenheiro geólogo também é conselheiro, com representação no Sindicato dos Geólogos no Estado de São Paulo (Sigesp), onde cumpre seu segundo mandato.  

“Minha atuação será orientada pela articulação institucional e pelo diálogo. Geólogos e engenheiros de minas exercem funções complementares e estratégicas para o desenvolvimento do país, e o Sistema Confea/Crea precisa avançar em relação às atribuições legais e à cooperação na defesa das profissões”, pontuou o Eng. Geol. Marcos Domingues Muro.  

Eng. Francisco de Sales Vieira de Carvalho eleito coordenador adjunto nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura (CCEAGRI)

Também com trajetória robusta, além da nova atribuição na CCEAGRI, o Eng. Agrim. Francisco de Sales Vieira de Carvalho, coordena a Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura (CEEA) do Crea-SP, função que passou a exercer após atuação como coordenador adjunto entre 2024 e 2025. “A presença em um espaço nacional de decisão permite a construção de respostas técnicas mais qualificadas aos desafios da profissão. Essa representação também contribui para que as especificidades de  diferentes frentes sejam consideradas na definição de normas e diretrizes, além de abrir caminho para avanços como a modernização de processos e o uso de tecnologias”, detalhou.