Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/projeto-i-e-foi-destaque-no-cies-sp/>.
Acesso em 01/07/2025 às 19h33.

Projeto I.E. foi destaque no CIES-SP

Coordenadores apresentaram o serviço que será lançado no CreaNet em 2025

19 de novembro de 2024, às 10h16 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A última reunião do ano do Colégio de Instituições de Ensino Superior de São Paulo (CIES-SP), que aconteceu na quarta-feira (13/11), na Sede Angélica, apresentou uma novidade que vai aproximar, ainda mais, o Crea-SP das instituições de ensino do Estado: o Projeto I.E. A partir do próximo ano, o CreaNet ganhará um acesso desenvolvido especialmente para os representantes das universidades enviarem seus documentos pendentes, solicitar palestras, conferir informações sobre o Crea-SP Jovem e muito mais.

Anualmente, as instituições precisam enviar, por e-mail, diferentes documentações ao Conselho, como a relação de alunos e docentes e a matriz curricular de cursos da área tecnológica. Com o Projeto I.E., esse processo se tornará mais ágil, com fluxo próprio. “Estamos trabalhando em conjunto aos professores e conselheiros para melhorar esse relacionamento e facilitar o registro dos futuros profissionais, transformando as etapas para que estejam disponíveis em ambiente totalmente digital”, afirmou a coordenadora do CIES-SP, Eng. Agr. Andreia Sanches.

Todos os procedimentos passarão a ser eletrônicos e concentrados em um único lugar, sem burocracias excessivas. “A partir de 2025, toda a comunicação entre as instituições de ensino e o Conselho será digital. Não existirá mais papel, mas sim um espaço exclusivo para as universidades”, disse o diretor de Educação do Crea-SP, Eng. Paulo Cesar Segantine.

Para acessar e atualizar a plataforma, será necessário definir o Responsável Institucional (RI) e o Responsável pelo Curso (RC), que não precisam ser especializados na área tecnológica e podem, inclusive, ser indicados por mais de uma universidade.

A chefe da Equipe de Atendimento aos Profissionais, Empresas e Instituições de Ensino (EAPEIE), Amanda Moreira, mencionou como é o trabalho atualmente dentro da autarquia. “Temos um grande volume de dados para analisar. Entre os 200 colaboradores que operam esses registros no Estado, cerca de 30 são dedicados exclusivamente ao cadastro de universidades. O Projeto I.E. facilitará a rotina de quem recebe e envia as documentações”, afirmou.

Essa é uma mudança significativa que oferece padronização e desburocratização. O objetivo do CIES-SP com esse novo projeto é garantir que toda a estrutura do Sistema Confea/Crea e Mútua continue funcionando de forma eficiente. “Nosso propósito é nos comunicar e nos aproximar cada vez mais das universidades”, destacou o coordenador adjunto do colegiado, Eng. Roberto Racanicchi.

Foi realizada ainda uma demonstração do novo sistema de cadastramento. A satisfação dos presentes, que conferiam os detalhes em primeira mão, era evidente. “Sou responsável pelo envio de todos os ofícios dos cursos de Exatas, incluindo os abrangidos pelo Crea-SP. Nos últimos dois meses, enviei cerca de 170 documentações manualmente. Fiquei muito contente com essa nova iniciativa, que veio para somar e incentivar a divulgação das atividades do Conselho”, relatou o Eng. Regis de Matos Curvelo de Barros, conselheiro suplente no exercício do cargo na Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) e representante da Universidade Paulista (UNIP) no plenário do Crea-SP.

 

Balanços e Homenagem

Na reunião, os coordenadores também apresentaram o balanço positivo das realizações de 2024, destacando iniciativas como a palestra sobre os desafios das diretrizes curriculares nacionais de Engenharia e o primeiro encontro conjunto entre o Colégio de Entidades Regionais (CDER-SP) e o CIES-SP. “Estamos vivendo um ótimo momento dentro do Sistema, com atualizações, padronizações e novos formatos que continuarão a melhorar nosso dia a dia”, ressaltou o vice-presidente do Crea-SP, Eng. Luis Chorilli Neto.

O coordenador adjunto do CDER-SP, Eng. Luiz Augusto Moretti, reforçou essa ideia. “Estamos trabalhando para que o Conselho seja reconhecido e elogiado. Não podemos esquecer a mensagem central: estamos juntos”.

O encontro também foi uma oportunidade para uma homenagem ao professor e coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Eng. Kleber Aristides Ribeiro, que recebeu o Prêmio Crea-SP Docente por seu destaque ao longo de 2023. “Estar aqui é muito importante para mim e para as universidades. Sem dúvida, este reconhecimento é coletivo”, agradeceu.

 

Produzido pela CDI Comunicação