Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/primeira-plenaria-do-ano-fortalece-parcerias-com-a-gestao-publica/>.
Acesso em 28/01/2026 às 02h01.

Primeira Plenária do ano fortalece parcerias com a gestão pública

Sessão inaugural do ano teve assinatura de parceria com o DER-SP e presença de Kassab

15 de janeiro de 2026, às 17h12 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

A primeira Sessão Plenária Ordinária de 2026 do Crea-SP foi marcada pela assinatura de um Termo de Colaboração com o DER-SP, que prevê integração de dados e ações conjuntas de fiscalização, além de homenagens e a entrega de carteira profissional a geólogo português Ricardo Andrade. O encontro na Sede Angélica contou ainda com a presença de autoridades como o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, engenheiro Gilberto Kassab e o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Raphael Martins.

Na condução da Plenária, a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, destacou a importância da participação dos novos conselheiros e agradeceu a presença dos convidados. Ela ressaltou o papel do Confea e das entidades parceiras na construção de um sistema cada vez mais integrado e eficiente. “É uma honra receber os novos conselheiros.Tenho orgulho do trabalho que vem sendo realizado no Crea-SP e que tem se tornado referência para os demais Conselhos. Teremos muito mais trabalho pela frente”, afirmou, mencionando em seguida a importância do acordo de cooperação com o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), assinado durante a plenária.

Eng. Fernando Pedro Rosa, vice-presidente do Crea-SP; Lígia Mackey, presidente do Conselho; Secretário de estado Gilberto Kassab; e Vinicius Marchese, presidente do Confea,

Presença ilustre, o secretário Eng. Gilberto Kassab, destacou sua satisfação em participar do encontro e reforçou o papel estratégico da Engenharia para o desenvolvimento nacional. Ele lembrou sua trajetória sempre próxima aos profissionais da área e ressaltou o orgulho pela condução de Lígia Mackey e Vinicius Marchese à frente do Crea-SP e do Confea, respectivamente. “É uma honra estar aqui neste início de ano, na minha casa, como engenheiro que sou, e reafirmar que a Engenharia é um dos principais pilares do desenvolvimento do país”, afirmou, mencionando ainda o trabalho do governador do Estado, Eng. Tarcísio de Freitas, em obras estruturantes como o Rodoanel e projetos da malha ferroviária, que terão impacto direto na mobilidade e na infraestrutura paulista.

O presidente do Confea, Vinicius Marchese, também esteve presente e destacou a relevância dos acordos firmados durante a Plenária, enfatizando a importância da aproximação do Crea-SP com os entes dos governos, citando como exemplo o acordo com o DER paulista. “Essa parceria é uma grande conquista e prevê,

entre outras iniciativas, a instalação de um sistema de gestão inteligente de obras de arte. Um projeto que só é possível com a ajuda do Crea-SP em seu mapeamento”, afirmou, lembrando que a iniciativa trará benefícios diretos à população.

Acordo de cooperação

Destaque da Plenária, a assinatura do Termo de Colaboração do Crea-SP com o DER-SP, consolida uma parceria estratégica voltada à modernização de processos e ao fortalecimento da fiscalização técnica no estado. O Eng. José Carlos de Moraes Rodrigues Alves, diretor de engenharia do DER-SP, representando o presidente Sergio Codelo, exaltou a participação no evento e comentou o acordo. “É um passo importante na melhoria da efetividade da fiscalização dos profissionais e das obras, além de permitir uma gama de ações conjuntas que serão importantes para compartilhar informações”, concluiu.

Eng. Lígia Mackey, presidente do Crea-SP; o Eng. José Carlos de Moraes Rodrigues Alves, diretor de engenharia do DER-SP, Eng. Vinicius Marchese, presidente do Confea.

O documento prevê a integração e automatização de dados técnicos entre os sistemas das duas instituições, permitindo maior agilidade e segurança nas verificações de ofício. Alves destacou ainda que um ponto essencial dentro do Termo é a possibilidade de capacitação dos engenheiros dos 645 municípios paulistas. “Acreditamos que o acordo trará uma melhoria significativa para a gestão das localidades, que têm muita dificuldade para a manutenção das estradas sob responsabilidade das cidades, algo que soma cerca de 200 mil quilômetros”, apontou.

Nesse sentido, o Termo abre espaço para iniciativas de capacitação, com cursos e workshops voltados aos servidores e gestores municipais, visando a melhoria da gestão da infraestrutura viária paulista e o fortalecimento da atuação institucional. Além disso, também são contempladas ações conjuntas de fiscalização e inspeção em pontes e obras de arte especiais, o que reforça a regularidade técnica das construções e a prevenção de riscos.

Reconhecimento

Também durante a plenária, o engenheiro geólogo Ricardo Jorge da Silva Andrade, diretor da multinacional portuguesa Mota-Engil, e responsável direto pela obra do túnel submerso Santos-Guarujá, recebeu sua carteira profissional do Crea-SP. Ao agradecer a honraria, ele lembrou sua trajetória de três décadas na empresa e a relação próxima com o Brasil, onde trabalhou por 6 anos.

Eng. Lígia Mackey, presidente do Crea-SP e o Eng. Geologo Ricardo Jorge da Silva Andrade, diretor da Mota-Engil

“Hoje é uma data especial para mim, na qual tenho orgulho de entrar para a família do Crea-SP e, em nome da minha empresa, tenho certeza que vou dignificar a casa”, afirmou. Ele lembrou da relevância do projeto do túnel – discutido há 104 anos pelo poder público – e o compromisso de compartilhar a inovação e os aprendizados da obra com os profissionais do Crea-SP, reforçando a integração entre a experiência internacional e o desenvolvimento da engenharia local.

Raphael Martins, presidente do Crefito

Outra presença na Plenária foi a de Raphael Martins, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), que destacou a relevância da troca de experiências entre os conselhos profissionais e elogiou o papel de referência do Sistema Confea/Crea. “Temos muito a aprender com vocês, hoje nosso conselho trabalha com duas profissões e o Crea-SP é um exemplo de gestão para as autarquias de todas as áreas”, afirmou, agradecendo pelo convite e oportunidade de compartilhar o momento com os presentes. Leia também sobre a posse da nova diretoria do Crea-SP e de 1/3 dos conselheiros do Crea-SP realizada no dia 14 de janeiro!