Política Urbana, Infraestrutura e Gestão Pública no Crea-SP Capacita
1 de julho de 2025, às 11h17 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Pensar cidades mais inclusivas, estruturas mais seguras e políticas públicas mais eficazes exige, cada vez mais, conhecimento técnico aliado à visão social. É com essa proposta que o Conselho, por meio do Crea-SP Capacita, oferece uma programação gratuita de cursos híbridos voltados aos desafios atuais dos espaços urbanos. A agenda do programa foi atualizada para o mês de julho, incluindo encontros que fazem parte da estratégia da autarquia de preparar profissionais nos assuntos técnicos.
Assim como nos meses anteriores, as aulas são ministradas por profissionais especializados, que estimulam o debate qualificado e a formação contínua em assuntos decisivos para lidar com desafios estruturais e econômicos da sociedade, visando o crescimento e valorização da área tecnológica.
Para a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, as oportunidades do programa são eficientes em seu propósito de atualizar e preparar os profissionais e os estudantes para as demandas de um mercado de trabalho preocupado com a chegada e aplicação de novas tecnologias, bem como com as emergentes prioridades da sustentabilidade e da transformação social. “Estamos em um momento de readequação urbana, rural, ambiental e tecnológica. Precisamos nos adaptar para ajudar a transformar a realidade do nosso estado e do país pensando nesses contextos”, destaca.
A jornada deste mês se inicia em 10 de julho, das 19h às 22h, com o módulo 3 da Trilha do Plano Diretor, capacitação que fornece conhecimento e ferramentas para os interessados no desenvolvimento urbano, abordando desde a elaboração do planejamento de municípios até a sua implantação e gestão. O tema da vez gira em torno dos Instrumentos da Política Urbana e o Direito à Moradia.
Já no dia 21 de julho, acontece o workshop de Infraestrutura Viária, das 19h às 21h30. A pauta é primordial diante da situação alarmante das pontes e viadutos brasileiros. Em março, um estudo realizado com dados oficiais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), publicado pelo jornal O Globo, indicou que das 113 mil pontes que existem no Brasil, 11 mil estão precárias, o que chamou a atenção para a segurança das estruturas e motivou a criação de um comitê específico para o tema no âmbito do Crea-SP. A formação de Infraestrutura Viária é um dos trabalhos já desenvolvidos pelo grupo, que segue em atuação.
A programação mensal segue com o Módulo 16 da Trilha de Gestão Pública, no dia 24 de julho, das 19h às 22h, que aprofunda a discussão sobre políticas públicas eficientes. A atividade visa preparar os profissionais para que atuem com mais estratégia e poder de decisão em esferas administrativas e governamentais.
Todos os cursos são gratuitos, com certificação. As atividades ocorrem em formato híbrido, presencialmente no auditório da Sede Angélica do Conselho (Av. Angélica, 2.364, Consolação, São Paulo) e on-line, pela TV Crea-SP, canal oficial da autarquia no YouTube. Para mais informações, consulte o Crea-SP Capacita.
Produzido pela CDI Comunicação