Ourinhos sedia segundo CRP
14 de junho de 2022, às 12h16 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Compromisso com a área tecnológica é a essência do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Crea-SP. No último dia 11, cerca de 150 engenheiros, agrônomos e geocientistas reuniram-se em Ourinhos, no segundo encontro do Congresso Regional de Profissionais (CRP) – o primeiro foi em Mogi das Cruzes, em maio –, para debater projetos e propor estratégias de melhorias para o setor em três pilares: inovação tecnológica, infraestrutura e atuação profissional.
Na abertura, a vice-presidente no exercício da presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, ressaltou a importância das contribuições dos profissionais para ampliar a atuação do Conselho. “Hoje, o Crea-SP tem atuado visando a melhoria não apenas da fiscalização, mas também do trabalho do profissional. Temos o CreaLab, nossa plataforma de inovação, e o Crea-SP Capacita, que oferece oportunidade de aperfeiçoamento em parceria com instituições renomadas, como Unesp (Universidade Estadual Paulista), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e IPEEA (Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia)”, pontuou. “Precisamos capacitar o profissional de forma contínua para o melhor desempenho da área tecnológica e estamos atuando neste sentido ao conhecer a realidade de cada região”, completou.
Foram os próprios participantes do CRP que apontaram as demandas e possíveis soluções para encarar os desafios do desenvolvimento. Após a solenidade de abertura e explicação do regulamento do Congresso, os participantes se dividiram em salas para trocar experiências de acordo com os eixos temáticos, direcionados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Todos participaram de forma ativa para melhorarmos a área tecnológica não apenas no estado de São Paulo, mas também no País”, destacou o coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR), Eng. Alexander Ramos.
Na sequência, os presentes votaram nos candidatos a representantes regionais. A indicação foi feita de duas formas: com mandato, para candidatos que são conselheiros (titulares e suplentes) do Crea-SP, inspetores ou dirigentes da Mútua; e sem mandato, para profissionais registrados no Conselho em dia com suas obrigações.
Os escolhidos com mandato foram Eng. Regiel Luiz de Mesquita Gambetti e Eng. Ediraldo da Cunha Castilho, além dos suplentes: Eng. José Ernesto Tonon e Eng. José Luiz de Oliveira. Já os representantes regionais sem mandato foram: Eng. Maria Ângela de Castro Panzieri, Eng. Alexandre Antonio Vicente e Eng. Antonio Duarte do Amaral Neto, com Eng. José Alfredo de Araújo Sant’Ana como suplente.
Para a Eng. Maria Ângela de Castro Pazieri, uma das indicadas, foi o momento de apresentar ideias. “Não basta apenas criticar, é necessário conhecer o ecossistema e apontar melhorias. O Congresso é uma das formas de colaborarmos na busca de soluções e estratégias que vão impactar toda a sociedade”, contou.
Os candidatos passarão por nova votação, no CEP, para definição dos delegados de São Paulo no 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP).
Próximas etapas
Até a fase estadual do CEP, que acontecerá em 27 de agosto, em Serra Negra, o Crea-SP contemplará outras quatro localidades: Catanduva, Piracicaba, Campinas e Araçatuba, no intuito de garantir a representatividade dos mais de 350 mil profissionais registrados no Estado. As inscrições devem ser feitas aqui.
Juntas, as etapas somarão as contribuições para o 11º CNP que, nesta edição, tem como tema central o “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para as Engenharias, Agronomia e Geociências”. A ação nacional será em Goiânia (GO), de 6 a 8 de outubro, e faz parte da 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA).
Produzido pela CDI Comunicação