Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/novos-conselheiros-do-crea-sp/>.
Acesso em 05/05/2024 às 22h43.

Novos conselheiros do Crea-SP

Renovação do terço e eleição da nova diretoria marcam primeira Sessão Plenária de 2023

27 de janeiro de 2023, às 19h33 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A recepção aos novos conselheiros e diretores deu o tom a primeira sessão plenária do ano. Foram dois dias de solenidade, o primeiro, na quinta-feira (26/1) com a renovação do terço para o mandato do triênio de 2023-2025; e o segundo, nesta sexta-feira (27/1), com deliberação da pauta que abriu os trabalhos do Plenário em 2023.

Ao todo, foram empossados 148 conselheiros, entre titulares e suplentes indicados pelas entidades de classe e instituições de ensino. Após a posse, eles elegeram a nova diretoria para 2023 e homologaram a composição das Comissões Especiais, dando andamento aos processos administrativos da Casa, inclusive com a criação de uma Comissão Especial de Diversidade, para incentivar ações em prol da equidade de gênero na área tecnológica.

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, agradeceu o empenho de todos aqueles que fortaleceram a imagem do Conselho ao longo do último ano e deu as boas-vindas aos novos conselheiros. “Agradeço por todas as etapas que percorremos juntos. Todas as entregas são coletivas e fruto de muito trabalho. Este ano, continuaremos a promover pautas técnicas e discutir temas que impactam a vida das pessoas. O Conselho está protagonizando discussões importantes não só com os profissionais, mas com o poder público, e daremos continuidade a esse processo de transformação, com foco nas demandas do profissional e da sociedade. E para isso, contamos com o apoio de todos”, destacou.

As Câmaras Especializadas também tiveram seu momento na pauta do dia, com entrega simbólica, pelo presidente, do termo de posse de conselheiro titular aos oito representantes para cada área da Engenharia, Agronomia e Geociências e nomeação e inscrição dos novos conselheiros e seus suplentes. A Eng. Flávia Porta, da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Itápolis (AEAATI), representou a Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC). Recém-empossada como conselheira, ela agradeceu a confiança dos pares para assumir o cargo e disse estar ansiosa com o novo compromisso. “Nós só temos a crescer, aprender e levar essa representatividade para a nossa associação”, declarou.

A Eng. Anna Luiza Silva, atual conselheira da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas (CAGE), que representa a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e, anteriormente exercia a função de suplente, afirmou que deseja contribuir ainda mais para o Crea-SP, pois considera que a renovação do terço é fundamental para trazer novas ideias para o Sistema.
A aprovação da composição das Câmaras, no entanto, só aconteceu nesta sexta-feira (27/1), quando os novos conselheiros apuraram e deliberam sobre os processos administrativos pertinentes ao Conselho em sequência aos trabalhos da Sessão Plenária Ordinária nº 2.093. Foram aprovados ainda os calendários das próximas reuniões, tanto do Plenário quanto das Câmaras, além de apresentadas as prestações de contas do Conselho e da Mútua.

Renovação do terço e novas lideranças

A renovação do terço acontece anualmente após o encerramento de mandatos e a partir da indicação feita por entidades de classe e instituições de ensino cadastradas no Crea-SP. A atualização tem por objetivo proporcionar alternância e garantir a representação das oitos Câmaras Especializadas do Conselho. Desta maneira, o Conselho assegura o equilíbrio de ideias e fortalece as decisões relacionadas aos assuntos de interesse de tais profissões.

Fora a renovação do terço, a eleição dos novos diretores contribui para esta atualização de representantes da autarquia. Os diretores definidos pelos conselheiros titulares participantes, por sua vez, têm o papel de auxiliar a Presidência no desempenho de suas funções e decidir sobre questões administrativas. Também foi realizada a nomeação pelo presidente do Crea-SP para a vice-presidência, diretoria de Entidades de Classe e diretoria de Educação, com homologação do Plenário.

O Eng. Mamede Abou Dehn Júnior, que assume como novo vice-presidente, disse ser uma honra representar o Conselho. “É um trabalho de anos em prol da valorização do profissional. Me sinto muito realizado na carreira e feliz em poder estar à frente deste cargo”, celebrou. “Estamos sempre procurando novas tecnologias e novas formas de fazer a administração pública funcionar melhor”, concluiu.

Veja abaixo a composição da diretoria:

Presidente: Engenheiro de Telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli
Vice-presidente: Engenheiro Civil Mamede Abou Dehn Júnior
Diretor Administrativo: Engenheiro Civil Luis Chorilli Neto
Diretor Administrativo Adjunto: Engenheiro Eletricista Alceu Ferreira Alves
Diretor Financeiro: Engenheiro Eletricista Fernando Trizolio Júnior
Diretor Financeiro Adjunto: Engenheiro Cartógrafo João Fernando Custódio
Diretor Técnico: Engenheiro Civil e Engenheiro Mecânico Clóvis Sávio Simões de Paula
Diretor Técnico Adjunto: Engenheiro Químico e Engenheiro de Segurança do Trabalho Francisco Innocencio Pereira
Diretor de Valorização Profissional: Geólogo Fernando Augusto Saraiva
Diretor de Valorização Profissional Adjunto: Engenheiro Agrônomo e Engenheiro de Segurança do Trabalho David de Almeida Pereira
Diretor de Relações Profissionais: Tecnólogo Pedro Alves de Souza Júnior