Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/no-campo-tambem-tem-tecnologia/>.
Acesso em 17/05/2024 às 14h05.

No campo também tem tecnologia

Fazendas apostam em inteligência artificial, automação e análise de dados

21 de dezembro de 2022, às 10h50 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Se antes o trabalho na área rural envolvia percorrer longas distâncias apenas para trocar informações e acompanhar a saúde das plantações e dos animais, atualmente o monitoramento em tempo real com inteligência artificial já é uma realidade para as fazendas do Brasil. Com 1.070 hectares, a Fazenda Canto Porto, localizada em Mogi Mirim, na região leste do estado de São Paulo, é um exemplo de como a tecnologia revolucionou os processos de produção, que se tornaram mais sustentáveis, rentáveis e seguros.

Mesmo se estiver no escritório, o Eng. Agr. Diogo Nogueira Marcantonio, responsável pela gestão de agropecuária da fazenda, consegue monitorar todas as etapas produtivas por um aplicativo no celular. Através de um colar de monitoramento de gado, as informações são coletadas e compiladas para fornecer um panorama sobre os 5.300 animais.

“Temos um aplicativo interno. Quando uma bezerra nasce, por exemplo, todos os dados são alimentados lá, como o peso, a cor, quais foram as vacinas tomadas, se nasceu por inseminação, e ainda informações sanitárias, reprodutivas e nutricionais, entre outras. Desta forma, temos controle de todos os processos da fazenda”, explica.

Para produzir leite de qualidade, a automação, análise de dados e inteligência artificial são pilares da propriedade, que tem como objetivo principal o bem-estar dos animais. Totalmente automatizada, a Canto Porto possui uma ordenha rotatória com capacidade para quase 210 vacas por hora, cuja produção chega a 38 mil litros de leite por dia.

“O colar de monitoramento aprende a rotina da vaca e alerta se há um comportamento atípico. Se o animal costuma passar 10 horas deitado, recebemos uma notificação no aplicativo caso esse tempo seja alterado. Assim, conseguimos identificar e solucionar qualquer problema”, observa o engenheiro agrônomo.

A tecnologia também está presente no fornecimento de energia. São 11 usinas fotovoltaicas, responsáveis por gerar 60% da demanda da fazenda, cerca de 1.394 kWp de potência instalada. Além disso, há aproveitamento de 100% das águas pluviais, reciclagem de lixo e tratamento de todo dejeto produzido.

Fiscalização em campo

Como em toda atuação que envolve as áreas de Engenharia, Geociências e Agronomia, o Crea-SP fiscaliza o exercício profissional para assegurar que há um responsável técnico à frente de projetos, serviços e obras. A agente fiscal do Conselho, Adv. Adriana Queluz, que esteve na Canto Porto, destaca a importância da fiscalização em atividades desenvolvidas na zona rural.

“Quando passamos por lugares como este, desmitificamos a fiscalização no agro, pois não há apenas um profissional de engenharia agronômica ou florestal, mas uma ampla variedade, como pudemos constatar aqui. Na Canto Porto, percebemos a presença de várias áreas da Engenharia, como mecânica, elétrica, ambiental, e até civil, no caso da construção das edificações”, ressalta.

Confira mais detalhes sobre essa e outras fiscalizações na campanha institucional do Crea-SP “Por dentro de tudo que você imaginar”, que mostra, em vídeos, o trabalho da área tecnológica por trás de produtos e serviços, dos mais conhecidos, como as obras da construção civil, até os menos evidentes, como o funcionamento de máquinas, aeroportos, hospitais, postos de combustíveis e supermercados. Conheça mais no YouTube.