Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/mulheres-marcam-presenca-no-xiv-encontro-crea-sp-jovem/>.
Acesso em 18/07/2025 às 11h30.

Mulheres marcam presença no XIV Encontro Crea-SP Jovem

Inovações no setor aeroespacial, empregabilidade no agro e liderança emocional estiveram entre os destaques da programação do evento

12 de dezembro de 2023, às 10h41 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O XIV Encontro Crea-SP Jovem, que aconteceu no último sábado (9/12), teve a carreira dos estudantes e profissionais recém-formados como foco, com diferentes desdobramentos. Depois das palestras com engenheiros e com o criador do conceito de personal branding, a programação da parte da tarde no auditório principal foi liderada por mulheres, que trouxeram fatos e curiosidades sobre o setor aeroespacial, o mercado de trabalho e a regulação emocional. Centenas de participantes interagiram com as especialistas, dividindo experiências e tirando dúvidas.

Um dos destaques foi a palestra da engenheira aeroespacial da Empresa Brasileira de Aviação (Embraer) Ana Paula Rodrigues Monteiro, que falou sobre o desenvolvimento da cultura tecnológica e do setor aeroespacial. A profissional apresentou aos estudantes algumas inovações de materiais e métodos que estão aumentando as possibilidades e diminuindo os impactos do setor. “A propulsão elétrica a hidrogênio já é uma realidade e a impressão 3D está transformando a forma como projetamos as aeronaves. São exemplos de como a cultura tecnológica traz benefícios para a sociedade”, afirmou.

A engenheira ressaltou também a importância da divulgação científica para impulsionar o desenvolvimento da área no Brasil. “Muitos benefícios tecnológicos que temos acesso hoje vêm da exploração espacial: o tênis e os óculos de sol que vocês usam, para citar alguns”. Ana lembrou que o Brasil é um país estratégico, pois tem uma das maiores biodiversidades do mundo e boas condições climáticas, além de estar perto da linha do Equador, posição que fornece uma velocidade extra para o lançamento de foguetes, economizando combustível. “Só conseguimos defender todo esse potencial se o conhecemos. A inovação pode nos ajudar a superar desafios e tornar o nosso país uma potência”, concluiu, lembrando ainda que a diversidade é fundamental para a inovação e incentivando a participação de mais mulheres nas profissões.

Na sequência, o assunto foi empregabilidade, especialmente no agronegócio, com a especialista em desenvolvimento da Cerradinho Bio, psicóloga Lenice Oliveira. Ela ressaltou que as carreiras dentro do agro têm sido grandes celeiros de oportunidades para todas as Engenharias, pois esse mercado abriga um leque muito grande de possibilidades em pesquisa e inovação. “O setor representa ¼ do PIB (Produto Interno Bruto) nacional e está em busca de profissionais qualificados para atender às demandas de tecnologia e gestão”, informou. Lenice deu dicas de como ingressar no segmento, reforçando o diferencial do perfil protagonista. “Ser você vai ser o seu destaque. Qual é a tua potencialidade?”, provocou.

A facilitadora e mentora em saúde mental Paula Roosch foi a última palestrante da tarde e falou sobre inteligência emocional. Fundadora da Midiamor, página que compartilha histórias inspiradoras, ela fechou a rodada de exposições dando dicas de como usar as emoções para criar uma rotina produtiva e saudável, habilidade essencial para o profissional do futuro. “As emoções afetam a nossa visão de mundo e é por isso que precisamos prestar atenção nelas. Dá para buscar inteligência emocional enquanto você se desenvolve e isso vai te ajudar a ir mais longe e até mais rápido”, orientou.

 

 

Produzido por CDI Comunicação