Novas parcerias com Hyundai e Banco BRB trazem mais benefícios para profissionais
10 de agosto de 2025, às 12h50 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
A Engenharia paulista ganhou reforços importantes para a atuação profissional, anunciados no sábado, (09/08), no Colégio de Inspetores 2025 e 12º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-SP, realizados no espaço Mercado Pago Hall, no Mercado Livre Arena Pacaembu, na capital. Agora, profissionais registrados e adimplentes têm acesso à condições especiais na Hyundai Motor Brasil e no Banco BRB, com formalização de parceria entre as instituições e o Sistema Confea/Crea.

A presidente do Conselho, engenheira Lígia Mackey, reforçou o comprometimento com toda a área tecnológica por meio da busca por parceiros com reflexos positivos para o exercício profissional dos cerca de 370 mil profissionais registrados. “São vocês que movem a nossa Engenharia. E as parcerias firmadas nos ajudam a levar o reconhecimento dos nossos profissionais cada vez mais longe”, afirmou.
O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, Lígia e o vice-presidente da Hyundai Motor Brasil e América Latina, Eng. Ricardo Martins, assinaram um acordo de cooperação com a montadora sul-coreana para a concessão de condições especiais na aquisição de veículos da marca por profissionais e empresas registrados e adimplentes no Sistema Confea/Crea. “Essa parceria foi desenhada para atender engenheiros no Brasil todo”, explicou Martins.
Outra novidade anunciada foi a parceria entre o Confea, o Crea-SP e o Banco BRB, para a emissão de um cartão exclusivo para os profissionais registrados que pode abater a anuidade do Conselho com cashback. “O pré-lançamento para São Paulo está sendo feito agora, mas a ideia é ampliar para todos os Creas”, disse Marchese.
Propostas para cidades e eleições de delegados no CEP
A programação intercalou paineis e palestras técnicas com a votação de propostas e eleição dos delegados que representarão São Paulo no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), durante a Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), em Vitória (ES), em outubro. “Não tenho dúvidas de que estamos vivendo o momento mais promissor do Sistema”, disse o conselheiro federal por São Paulo, Eng. Daniel Robles, que aproveitou para fazer um chamado em prol da maior participação da Engenharia nos espaços de políticas públicas. “Vocês devem ficar atentos para representar nossos municípios – e, principalmente, a Engenharia – em outras esferas”.
Marchese não apenas endossou a percepção de Robles, como enfatizou a necessidade de proposições que realmente tenham impacto na sociedade. “É preciso investir em iniciativas que geram benefícios reais para os cidadãos brasileiros. Há oito anos estamos falando sobre cidades inteligentes. E não estamos nos referindo a semáforos que piscam de maneira diferente, mas a serviços que realmente funcionem. O meu pedido aqui hoje, para vocês, é que olhem para essas realidades e façam propostas capazes de mudar a vida dos brasileiros”.
“A força da Engenharia paulista está representada aqui, com vocês, que estão comprometidos com a transformação das nossas cidades, e empenhados na busca de soluções técnicas e inovadoras para os desafios regionais. Temos a certeza de que São Paulo seguirá fazendo a diferença em todo o Sistema Confea/Crea com as definições votadas neste CEP”, destacou Lígia.
Em seguida, o Eng. Alexander Ramos deu início à agenda do 12º Congresso Estadual de Profissionais, em seu papel de coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR). Além de relembrar as etapas do Congresso Regional de Profissionais (CRP) realizadas ao longo de 2025 em São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, Barretos e Botucatu, Ramos conduziu a aprovação do regimento interno do CEP, feita por aclamação, e a eleição de 44 delegados, em uma votação que contou com 1.538 votos.
Agora, os delegados eleitos representarão São Paulo no CNP. “Foi um grande exercício democrático, que garantiu que as propostas e os representantes realmente refletissem as demandas de toda a área tecnológica paulista. Olhamos para a realidade de cada região do Estado com foco nos cinco eixos temáticos: acessibilidade e mobilidade urbana; saneamento básico; Engenharia pública; qualidade ambiental; desenvolvimento sustentável energético para os municípios. O objetivo é que a contribuição paulista tenha um impacto positivo no debate nacional”, concluiu Ramos.
Produzido pela CDI Comunicação