Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/mais-agilidade-com-ia-para-relatos-de-processos/>.
Acesso em 23/08/2025 às 22h08.

Mais agilidade com IA para relatos de processos

Redução em até 10 vezes o tempo de avaliação garante mais eficiência nos julgamentos

22 de agosto de 2025, às 17h01 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Crea-SP avança em mais uma iniciativa para transformar os relatos de processos da autarquia com uma nova ferramenta: a CreIA Solutions. O uso da inteligência artificial (IA) segue para nova fase de testes e promete reduzir em até 10 vezes o tempo dos trâmites de julgamento, apoiando conselheiros em suas análises. Essa inovação vem sendo desenvolvida e aprimorada desde janeiro deste ano pelo Conselho, em parceria com a Microsoft, que disponibiliza, em sua plataforma de serviços em nuvem, os recursos da OpenAI.

A CreIA Solutions passa por testes nas Câmaras Especializadas de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) e de Agrimensura (CEEA), e agora seguirá para mais uma etapa, na Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC), com o desafio de dar celeridade a relatórios mais extensos. São os 261 conselheiros das oito Câmaras do Crea-SP que julgam os processos ligados à fiscalização e infração da legislação, registros, atribuições profissionais, entre outros.

Durante este período de testes, um grupo de conselheiros utiliza a ferramenta em processos selecionados, sempre em conjunto com a equipe da Superintendência de Tecnologia e Inovação (SUPTEC) do Crea-SP. A cada uso, são feitos ajustes na calibração da IA, que é alimentada com exemplos reais, decisões anteriores e normativos específicos das Câmaras. Esse acompanhamento próximo implica em segurança jurídica e técnica, além de permitir que os conselheiros deem pareceres práticos e eficazes para o aprimoramento contínuo da solução.

Conselheiro da CEEMM, o engenheiro Fernando Gasi participa do projeto e afirma que os resultados já se mostram promissores. “A IA traz precisão e padronização, reduzindo erros e agilizando a análise de documentos extensos. Isso reflete diretamente em maior qualidade e celeridade do julgamento”, conta.

Para o superintendente de Tecnologia e Inovação do Crea-SP, Marcelo Pessoa, a novidade representa mais um passo na modernização do Conselho. “A tecnologia permite que os conselheiros concentrem o seu tempo na análise crítica e no julgamento dos processos. Com isso, reafirmamos o compromisso de usar inovação para apoiar a atividade final e oferecer ferramentas mais eficientes para o relato de processos”, comemora.

“O objetivo é de que a IA sugira um relato inicial, mas, a decisão, continua sob responsabilidade humana, ou seja, dos próprios conselheiros”, destaca Gasi que ainda ressalta a importância do apoio e estímulo da engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP, nesta jornada.

Por sua vez, a presidente da autarquia enfatiza que o uso da inteligência artificial servirá como apoio para trazer efetividade, sem abrir mão da qualidade técnica e da ética profissional. “A CreIA Solutions chega como um instrumento estratégico para ajudar na fluidez das decisões que impactam diretamente a rotina dos profissionais e da sociedade. Com a ferramenta vamos garantir respostas mais ágeis e seguras, fortalecendo o exercício profissional, transformando tecnologia em benefício concreto e ampliando a confiança no trabalho do Crea-SP”, acrescenta Lígia.

A expectativa para a nova fase de testes na CEEC é de que a aplicação do aprendizado de máquina (machine learning, do inglês) se torne ainda mais impactante. O Colegiado lida com processos que possuem volume extenso de páginas e exigem dias de leitura para um analista humano. Com a IA, esse histórico pode ser sintetizado em minutos, destacando os pontos mais relevantes e oferecendo uma visão clara e objetiva, graças ao treinamento contínuo da tecnologia com base em normativos, decisões judiciais, registros de casos anteriores e comandos através de prompts personalizados.

A CEEC é a que reúne o maior número de conselheiros, com cerca de 36% de representantes das entidades de classe e instituições de ensino, o que amplia ainda mais a relevância dos testes com inteligência artificial. As profissões abrangidas correspondem às Engenharias Civil, Ambiental, de Fortificação e Construção, Militar, Sanitarista e Ambiental, de Infraestrutura Aeronáutica, Hídrica, de Transportes, Ferroviária e de Logística, e Ferroviária e Metroviária, e os tecnólogos. Neste sentido, a CEEC engloba um contingente de mais de 146 mil profissionais registrados no Crea-SP das respectivas modalidades.

 

Produzido pela CDI Comunicação