Láurea ao Mérito 2025 reconhece indicados do Crea-SP em cerimônia nacional
8 de outubro de 2025, às 10h49 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Em uma manhã marcada por emoção pela valorização da trajetória de grandes nomes da Engenharia, Agronomia e Geociências, o Sistema Confea/Crea realizou ontem (7/10) a cerimônia de Láurea ao Mérito 2025, durante a 80ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA).
O evento destacou o legado de 27 profissionais e instituições que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do Brasil. Os reconhecimentos foram distribuídos entre as categorias Medalha do Mérito, Inscrição no Livro do Mérito e Menção Honrosa, que representam a mais alta honra concedida pelo Sistema Confea/Crea aos profissionais. Na ocasião também foi feita a entrega de certificados de serviços relevantes prestados à nação aos ex-conselheiros federais que encerraram seus mandatos em 2024.
Pela primeira vez o Livro do Mérito foi produzido com o auxílio da Inteligência Artificial (IA), em um trabalho conduzido pela equipe de comunicação do Confea, que uniu tecnologia e memória para retratar a história de cada homenageado. A cerimônia também entrou para a história como a edição com a maior representatividade feminina desde a criação da honraria.
“A Láurea ao Mérito é uma referência aos nossos profissionais, um espelho de boas práticas, inovações de vanguarda e atuação ética. Neste ano, vivemos um marco com o maior número de mulheres homenageadas da história”, afirmou a chanceler da Comissão do Mérito, Eng. Carmem Lúcia Petraglia, a primeira mulher a ocupar o cargo.

A indicação de duas homenagens partiu do Crea-SP: o Eng. Augusto Carlos de Vasconcelos Nascimento, pioneiro na implantação do sistema de concreto pré-moldado no Brasil, com nomeação no Livro do Mérito, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), que recebeu a menção honrosa, sendo lembrada por sua contribuição na formação de profissionais e empenho na pesquisa científica em São Paulo e no país.
“Agradeço muito o trabalho dessas pessoas. Existe um legado e uma história por trás de cada nome aqui citado e faremos questão de jamais nos esquecer de quem impactou a vida das pessoas, porque é esse nosso papel como engenheiros: impactar vidas”, afirmou o Eng. Vinicius Marchese, presidente do Confea.
Já o presidente do Crea-ES, Eng. Jorge Luiz e Silva, ressaltou a importância do reconhecimento ao impacto social das atividades da categoria. “É um reconhecimento não só ao trabalho prestado, mas também pelos resultados e melhorias geradas na vida de todos os brasileiros. É um momento histórico”, disse.
Produzido pela CDI Comunicação
Veja a cobertura completa do Crea-SP da SOEA |