Infra-BR fornecerá dados sobre a infraestrutura no país
8 de outubro de 2025, às 15h55 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Novo índice nacional lançado na 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), na Grande Vitória (ES), permitirá que gestores públicos planejem orçamentos e vislumbrem retorno dos investimentos com mais precisão e segurança. O Infra-BR reunirá indicadores de áreas essenciais como energia, mobilidade, água e saneamento, social, ambiental e sustentabilidade, além de governo e eficiência. A iniciativa é fruto de parceria entre o Confea e o Índice de Progresso Social (IPS Brasil), que forneceu a metodologia para a construção da plataforma.
“O IPS oferece uma metodologia sólida, e realizamos uma série de pesquisas capazes de orientar as decisões”, explicou o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, durante o lançamento. O projeto teve como referência o modelo da American Society of Civil Engineers (Asce), que há anos desenvolve análises semelhantes nos Estados Unidos.

Segundo Marchese, a proposta é que o Infra-BR sirva de base técnica para a formulação de políticas públicas e ações concretas de desenvolvimento regional. “Poderemos disponibilizar aos governadores dados precisos que sirvam de subsídio para políticas públicas e decisões estratégicas. A infraestrutura é um desafio, mas o maior desafio é identificar onde aplicar os recursos, em qual estado, em qual segmento”, pontuou.
Para o professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Ricardo Chaves Lima, especialista em economia agrícola, o índice representa um avanço essencial. Ele alerta que o Brasil investe apenas 1,8% do PIB em infraestrutura, quando o ideal seria 6,5%, cerca de R$650 bilhões anuais. “É impossível o país crescer mais do que 2,5% ao ano com a infraestrutura atual. Mas você só vai conseguir saber quais investimentos deverão ser prioritários se você tiver índices. A partir do Infra-BR, o gestor público saberá onde alocar os recursos e qual investimento trará que tipo de retorno. Esses R$ 650 bi não serão jogados de qualquer jeito. Serão retornados para a sociedade da melhor maneira possível”, destacou.
A presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, afirmou que o acesso a dados concretos sobre infraestrutura será um divisor de águas para o planejamento público e privado. “O Brasil precisa de um diagnóstico preciso para avançar de forma sustentável. O Infra-BR tem potencial para se tornar uma referência nacional na gestão de recursos e no aprimoramento de políticas públicas de longo prazo”, completou.
Com o Infra-BR, o Sistema Confea/Crea dá mais um passo significativo para as tomadas de decisão baseadas em dados, fortalecendo assim o papel técnico dos profissionais que constroem o desenvolvimento do país.
Produzido pela CDI Comunicação com informações do Confea
Veja a cobertura completa do Crea-SP da SOEA |