Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/futurolab-conclui-primeira-edicao/>.
Acesso em 24/10/2025 às 16h23.

FuturoLab conclui primeira edição

Parceria entre o Conselho e o Inteli apresentou soluções voltadas à eficiência da fiscalização de ARTs

10 de outubro de 2025, às 17h56 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Após dez semanas de desenvolvimento, aprendizado e troca de experiências, o FuturoLab, programa de inovação colaborativa promovido pelo Crea-SP em parceria com o Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), chegou à sua etapa final. A conclusão do projeto, realizada nesta quinta-feira (9/10), marcou a apresentação de protótipos criados pelos cinco grupos participantes, que desenvolveram soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) para apoiar a fiscalização de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) no estado de São Paulo.  

O evento de encerramento contou com a presença de professores, representantes do Conselho e dos estudantes do Inteli, que compartilharam os resultados alcançados e os aprendizados conquistados ao longo do processo. Para o professor Cesar Almiñana, responsável pelo acompanhamento da iniciativa no Inteli, o FuturoLab cumpriu com êxito seu propósito educacional. “Hoje finalizamos uma etapa de grandes desafios. Pudemos mostrar aos alunos como associar a teoria que falamos no dia a dia aos desafios reais do mercado”, destacou.  

Os projetos apresentados tiveram como base um conjunto anonimizado de mais de 10 milhões de ARTs emitidas entre 2015 e 2025, além de dados econômicos e sociais. O objetivo foi identificar padrões de irregularidades e desenvolver modelos preditivos capazes de aprimorar a atuação do Conselho.  

A experiência representou uma oportunidade de vivenciar a prática profissional em um contexto real. O aluno Daniel Augusto Mendes ressaltou o ganho de conhecimento e amadurecimento técnico. “Foi enriquecedor ter essa experiência, aprender mais sobre Inteligência Artificial, que cada vez mais é parte do nosso dia a dia. Foi uma ótima oportunidade e com certeza me sinto mais preparado para o mercado de trabalho”.  

Na mesma linha, Nicholas Izaac Batista destacou o orgulho em apresentar ao Conselho o resultado do trabalho conjunto. “Foi muito legal ter a oportunidade de mostrar ao Crea-SP como funcionam os projetos que desenvolvemos e o potencial que eles possuem para resolver o desafio proposto. Construímos algo que impacta a sociedade e a carreira de todos nós”.  

O superintendente de Tecnologia e Inovação do Crea-SP, Marcelo Pessoa, destacou que os resultados representam protótipos concretos e alinhados à estratégia de transformação digital da instituição. “Esses projetos trazem inovações que poderão ser aplicadas na rotina do Conselho, fortalecendo a fiscalização, promovendo eficiência e possibilitando a evolução de nossos processos de forma inteligente”, afirmou.  

O FuturoLab nasceu como um ambiente de cocriação entre o setor público e a universidade, com o propósito de unir formação, tecnologia e propósito social. Utilizando a metodologia Problem-Based Learning (PBL), o programa desafiou os alunos do Inteli a propor soluções reais para problemas enfrentados pelo Conselho, iniciativa que reforça o papel do Crea-SP como protagonista da inovação e da educação aplicada. 

 

Produzido pela CDI Comunicação