Fiscalização reforçada com Força-Tarefa Nacional em Campinas
28 de agosto de 2025, às 10h33 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
A 6ª edição da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização (FTNF), uma das maiores mobilizações já realizadas pelo Sistema, teve início em Campinas (SP) na segunda-feira (25/08). Liderada pelo Confea, a iniciativa padroniza a fiscalização em todo o país e reforça a importância da contratação de empresas e profissionais registrados e habilitados. A operação mobiliza 105 agentes fiscais de 27 Creas, sendo 40 de São Paulo, para diligências em cerca de 1,2 mil condomínios da cidade, até sexta-feira (29/08).
“A Força-Tarefa Nacional de Fiscalização é fundamental para uma integração cada vez maior dos Creas e a unificação dos procedimentos. Em Campinas, o foco se dá nos condomínios residenciais e comerciais, olhando para os serviços de manutenções preventivas de todas as ordens: das instalações elétricas às reformas de fachadas, climatizadores de ar, sistemas de gás e elevadores. Em todos os serviços de Engenharia, deve haver um responsável técnico e é isso que a operação busca assegurar”, pontuou a engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP durante a abertura da FNTF.
O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, ressaltou a importância da iniciativa para a evolução do modelo fiscalizatório de todos os Creas. “Quando unimos agentes fiscais de todos os Estados em torno de uma metodologia única, ganhamos eficiência e garantimos que as normas e as leis sejam cumpridas”, destacou. Marchese observou que, além da proteção social, a união do Sistema nesse formato também impacta positivamente na geração de mais empregos e oportunidades para os profissionais e empresas registrados. “Estamos deixando um legado de fiscalização para todo o Brasil e encontrando os caminhos para melhorar o Sistema”, disse.
“Essa fiscalização nos ajuda a garantir a segurança dos nossos moradores e a estabilidade das edificações, principalmente para locais habitados há algum tempo”, acrescentou o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campinas (AEAC), Eng. Paulo Sérgio Saran ao se referir ao objeto da operação que tem ênfase nos condomínios com início de atividade até 1992.
O gerente de Relação com o Profissional e Fiscalização do Confea, Eng. Igor de Mendonça Fernandes, apontou a relevância da sistematização dos dados para o trabalho em conjunto das equipes de diferentes localidades. “É extremamente importante esse estreitamento de laços entre todos do Sistema e é um feito ver 26 Creas reunidos aqui. A cada etapa da FTNF constatamos que há uma melhora progressiva, e ter mais de 100 agentes fiscais presentes nos deixa muito satisfeitos já desde o início das atividades”, completou.
A superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Maria Edith dos Santos, destacou a importância da conscientização da sociedade em contar com responsáveis à frente de atividades técnicas. “Os condomínios de hoje possuem estruturas complexas. Se não houver contratação de profissionais habilitados e registrados, os moradores podem ficar expostos a riscos e a problemas estruturais graves. Nossa presença aqui é também para orientar síndicos e administradoras a atuarem de forma correta”, explicou.
Para a coordenadora de Fiscalização do Crea-MT, Ivanil Martins, a troca de experiências é essencial para aprimorar o trabalho dos agentes fiscais de todos os Conselhos. “Nós acabamos de receber a FTNF em Mato Grosso e sabemos que planejar uma operação do tipo exige muita dedicação e empenho. Os organizadores têm a responsabilidade de entregar um bom trabalho e fazer com que todos os agentes fiscais estejam engajados no mesmo propósito”, observou.
Desde sua criação, em 2024, a FTNF já passou por diversas regiões do país, como Salvador (BA), Rondon (PA), Boa Vista (RR), Ribas do Rio Pardo (MS), Belém (PA) e Sinop (MT). Ainda em 2025, a força-tarefa deve chegar aos estados do Rio Grande do Norte e Maranhão. Só nas duas edições anteriores, no Pará e em Mato Grosso, foram mais de 900 empreendimentos fiscalizados, mais de 1.600 ARTs analisadas e mais de 500 profissionais contratados.
Produzido pela CDI Comunicação