Estudantes de Engenharia apresentam projeto de robótica
12 de setembro de 2025, às 11h41 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, recebeu, na última quinta-feira (04/09), a equipe de robótica Hammer BOTZ, do Centro Universitário Braz Cubas, de Mogi das Cruzes. O grupo reúne alunos de diversas modalidades, como Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil, de Produção e Espacial, com o objetivo de desenvolver projetos interdisciplinares que aproximem a teoria acadêmica da experiência prática em soluções tecnológicas.
No encontro, do qual participaram ainda o diretor de Valorização Profissional do Crea-SP, engenheiro geólogo Fernando Augusto Saraiva, a superintendente de Fiscalização do Conselho, Eng. Maria Edith dos Santos, o chefe da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) de Guarulhos e da Zona Leste da capital, tecnólogo Rubens Roque Moraes, e o gerente regional Eng. Guilherme Del Nero Fiorellini, o time apresentou suas conquistas nacionais e internacionais na área de desenvolvimento de robôs de competição e reiterou o compromisso com a educação, a tecnologia e a valorização da Engenharia. “Esse projeto fortalece a nossa formação acadêmica, além de estreitar laços de cooperação”, ressaltou Vinícius Pimentel, capitão do grupo e graduando de Engenharia Elétrica.
Ele mencionou que a Hammer BOTZ já participou de diversos eventos e competições. Em abril, por exemplo, eles estiveram na 11ª Feira do Estudante de Guarulhos. Fora isso, já integraram também iniciativas do próprio Conselho, junto à Comissão Crea-SP Jovem, interagindo com alunos de ensino médio interessados em seguir carreira na área tecnológica.
“Muitos jovens já entram no curso de Engenharia com bastante conhecimento prático antes mesmo de, na faculdade, aprenderem a teoria. Na minha época, a prática mesmo só vinha depois da formatura. É muito interessante ver que isso tem mudado, porque permite uma formação mais ampla de quem vai construir o futuro das nossas profissões”, defendeu Lígia.
Pimentel destacou a oportunidade de conhecer a presidente do Conselho e apresentar o plano de internacionalização deste projeto. Ele relatou que quatro integrantes do time receberam, recentemente, bolsas de estudos para um programa imersivo. Por 20 dias, entre outubro e novembro deste ano, eles terão a oportunidade de trocar experiências de robótica com colegas e professores da Universidad Tecnológica de San Luis Río Colorado, no México.
Para isso, os bolsistas estão em uma campanha que visa, por meio de uma vaquinha on-line, levantar recursos para custear as passagens aéreas. “O trabalho tem a perspectiva de aplicar os conteúdos do curso, demonstrando que também podemos utilizar este aprendizado na indústria”, avaliou Pimentel.
A presidente do Crea-SP reforçou o compromisso da autarquia em valorizar iniciativas de incentivos a estudantes que desde cedo demonstram talento e interesse pela área tecnológica. Em fevereiro deste ano, Lígia já havia recebido também o grupo Star Bots Votu, um projeto social de Votuporanga que estimula crianças de diferentes idades a explorarem o mundo da robótica, Engenharia e tecnologia.
Quem tiver interesse em contribuir com a iniciativa dos bolsistas da Hammer BOTZ para a viagem ao México, basta acessar este link.
Produzido por CDI Comunicação