Encontro Nacional com entidades de classe de todo o País
8 de agosto de 2025, às 15h05 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O 3º Encontro Nacional de Entidades de Classe (ENEC) teve início na tarde de quinta-feira (07/08), após as apresentações do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP) na Sede Angélica do Crea-SP. O evento, realizado ao longo de dois dias, é um espaço estratégico voltado ao diálogo qualificado, à construção coletiva e ao intercâmbio de experiências entre entidades de classe de todo o país. Com o propósito de “conectar para evoluir”, reúne representantes para fortalecer a representatividade institucional, fomentar a articulação entre lideranças e incentivar a troca de boas práticas em benefício das categorias profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Durante a abertura, a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, destacou o papel das associações na capilaridade do Sistema. “As portas do Crea-SP estão sempre abertas ao CDER Nacional. Acreditamos na força das entidades de classe, que são a conexão direta com o profissional. Também sou do associativismo e conheço sua relevância. É nosso compromisso fomentar a atuação de vocês que são a ponta do Sistema e fazem a conexão entre o Conselho e o profissional”, afirmou.
Em seguida, o presidente do Confea, Eng. Vinícius Marchese, destacou a relevância do fomento às associações para a valorização profissional: “A descentralização de recursos é fundamental para ampliar a presença e a efetividade do Sistema em todas as regiões do país. Nesse cenário, São Paulo se destaca como o estado que mais investe nas entidades, pois é nelas que o conhecimento local se converte em ações concretas e resultados para a sociedade”, pontuou. E enfatizou, ainda, que entre 2024 e 2025, o Confea repassou R$31 milhões às entidades por meio de editais, fomento e patrocínios.
Também participaram a coordenadora do CDER Nacional, Eng. Rafaela Fabris; o coordenador-adjunto do CDER Nacional, Eng. Maurício Maia; o coordenador do CDER-SP, Eng. Luiz Augusto Moretti; e o coordenador-adjunto do CDER-SP, Eng. Luiz Gustavo Martinelli Delgado. Em sua fala, Rafaela assinalou o caráter colaborativo do encontro: “Nosso propósito é conectar para evoluir, criando um espaço para a troca de ideias e experiências entre entidades de diferentes realidades, reunindo o melhor de cada localidade e fortalecendo, de forma conjunta, a transformação da área tecnológica”, salientou.
Na ocasião, Marchese também anunciou uma nova plataforma de gestão que será lançada pelo Confea, desenvolvida para desburocratizar os procedimentos das entidades de classe. A ferramenta reunirá, em um único ambiente, toda a documentação necessária, como atas e certidões, conferindo maior transparência, agilidade e eficiência à gestão dessas instituições.
Na sequência, o gerente de Relacionamento com as Entidades do Confea, Renato Lisboa, abordou a importância do uso adequado da nova plataforma de gestão. “É essencial que as entidades mantenham o sistema sempre atualizado com documentos e informações básicas, garantindo o andamento adequado das questões técnico-administrativas no âmbito do Confea”, afirmou. A proposta é que todos os editais lançados pelo Conselho passem a ser acompanhados e geridos diretamente por meio da ferramenta.
Acompanhando o evento, a presidente da Associação de Engenharia e Segurança do Trabalho do Estado do Pará (AEST-PA), Eng. Franciane Andreza Veloso dos Santos, apontou o impacto positivo da integração promovida pelo encontro. “O ENEC fortalece tanto as entidades de classe quanto os profissionais. A homologação do CDER-PA traz boas perspectivas para ampliar a atuação e as oportunidades das associações no nosso estado”, ressaltou.
Para o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Piauí (ABENC), Eng. Darlan Cassimiro, o encontro amplia a troca de experiências entre diferentes realidades regionais. “Aqui temos a oportunidade de conhecer e compartilhar trabalhos realizados em diversas localidades, aplicando nas nossas regiões as melhores práticas desenvolvidas por outras entidades”, avaliou.
Na sequência, o consultor Thiago Furbino, do Instituto Brasileiro de Gestão Pública e Empresarial (IBGEPE), encerrou o dia com a apresentação “Planejar e Projetar para o Futuro”. Ele abordou como requisitos bem definidos no planejamento contribuem para o crescimento sustentável das entidades de classe, garantindo clareza de propósito, melhor priorização de recursos, gestão orientada por dados e resultados, além de maior capacidade de adaptação às mudanças.
Produzido pela CDI Comunicação