Encontro entre Norte, Nordeste e Sudeste
17 de abril de 2023, às 13h42 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A aproximação entre os Creas é de extrema importância para trocar experiências e compartilhar projetos que impulsionem a área tecnológica em todo o País. Com esse objetivo, o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, tem intensificado as agendas com os Conselhos de outros Estados. Nesta semana, foram recebidos os presidentes dos Conselhos do Tocantins (TO) e Rio Grande do Norte (RN), Eng. Daniel Iglesias e Eng. Ana Adalgisa Dias, respectivamente.
Aprofundar a parceria é uma forma de consolidar os avanços de cada autarquia e possibilitar que as ideias bem-sucedidas possam ser adaptadas às realidades regionais. A ideia é aproveitar o conhecimento adquirido pelo Crea-SP em seu processo de transformação, explicou Marchese. “Temos uma missão em comum que é implementar a inovação progressivamente em nossa atuação e a cooperação com o Crea-TO e Crea-RN pode auxiliar que esse modelo seja replicado em outros Estados”, completou.
Em dezembro de 2022, a equipe de fiscalização do Tocantins participou de um intercâmbio para conhecer mais sobre as ações paulistas, caso das forças-tarefas e o aplicativo criado para otimizar o trabalho dos agentes fiscais, o FiscalizApp. Leia mais aqui. Na avaliação de Iglesias, a experiência já proporcionou melhorias na fiscalização do Crea-TO. “Queremos levar essa imersão para os colaboradores de Tocantins, seja de forma presencial ou remota, onde os gestores, inspetores e conselheiros poderão entender e visualizar de forma mais ampla como o Conselho paulista realiza seus serviços, para modulá-los à realidade tocantinense”, observou.
Com essa troca entre os Estados, é possível buscar a uniformização dos procedimentos em todo o País para alavancar a inovação na área tecnológica. “Entendemos que a nossa função, que é fiscalizar o exercício profissional, pode ser exercida de maneira mais eficiente e inovadora, desde o controle de documentação, até a ação prática nas ruas. Nós viemos aqui para obter experiências e melhorar o diálogo de forma que uniformizasse a fiscalização em todo o Brasil”, apontou o presidente de Tocantins.
A presidente do Crea-RN concordou com os colegas e reforçou a importância de buscarem a padronização na atuação dos Conselhos. “Muitos profissionais registrados desenvolvem seus trabalhos em diversas regiões e é fundamental que, apesar das especificidades de cada local, possam desempenhar suas atividades técnicas tendo como base os mesmos preceitos. Buscamos evoluir o nosso trabalho constantemente e a troca de metodologias contribui para que o serviço seja mais assertivo para as profissões e a sociedade”, acrescentou Adalgisa.
A engenheira, uma das atuais presidentes mulheres do Sistema Confea/Crea, destacou a programação intensa em São Paulo. Em reunião com a equipe técnica, Ana Adalgisa pode conhecer de perto as iniciativas bem-sucedidas do Conselho paulista, como os eventos para discussões das cidades inteligentes, o modelo das forças-tarefas de fiscalização e o estágio visita, programa que recebe estudantes de todo o Estado para uma vivência nas atividades do Crea-SP.
“O presidente abriu as portas do Crea-SP para nos receber e tivemos encontros muito produtivos, onde pudemos debater sobre as inovações que serão implementadas pelo Conselho nos próximos meses. Foi uma visita muito proveitosa e enriquecedora”, concluiu a presidente.
Produzido pela CDI Comunicação