Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/deusa-ceres-ressalta-excelencia-e-forca-do-agro/>.
Acesso em 01/10/2025 às 17h17.

Deusa Ceres ressalta excelência e força do agro

Eng. Agr. Gisele Herbst Vazquez é destaque na categoria Ensino

24 de setembro de 2025, às 11h19 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Celebrando a força do associativismo e a contribuição dos profissionais e das entidades do agro para o desenvolvimento do Estado e do país, a Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) reuniu expoentes da categoria na cerimônia de premiação Deusa Ceres, realizada na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) no último dia 11.

“Com esta iniciativa, a AEASP cumpre seu papel de ser o elo central que congrega todos os engenheiros agrônomos do estado de São Paulo. Vale lembrar que nós não escolhemos sozinhos os homenageados. As indicações vêm de entidades de todo o Estado e a diretoria executiva apenas vota nos nomes recebidos. Ou seja, é uma escolha da sociedade e não apenas da associação”, frisa o engenheiro agrônomo Glauco Eduardo Pereira Cortez, presidente da entidade que representa como conselheiro no Plenário do Crea-SP, onde também coordena a Comissão Especial do Mérito.

Foi ele o responsável por entregar o troféu Deusa Ceres, ao lado da Eng. Agr. Ana Meire Coelho Figueiredo, presidente do Conselho Deliberativo da AEASP e conselheira do Crea-SP, ao Engenheiro Agrônomo do Ano, o pesquisador Ondino Cleante Bataglia, referência em ciência do solo (foto acima).

Representando as lideranças do Sistema Confea/Crea, a engenheira agrônoma Andréa Cristiane Sanches ressalta que o foco da premiação, em mais de meio século de existência, é dar visibilidade à categoria profissional. “Mais do que isso, a categorização em docência, extensão e atividade profissional, entre outros destaques, mostra a diversidade e as possibilidades dentro da profissão, ampliando a maneira como a sociedade enxerga a Agronomia. Esse diferencial colabora para ressaltar as boas práticas e as possibilidades de atuação, e ainda a incentivar as próximas gerações a seguir os nossos passos”, pontua.

Andréa foi a responsável, ao lado do conselheiro da AEASP Eng. Agr. Benedito Eurico das Neves Filho, pela entrega do troféu com a medalha Fernando Costa na categoria ensino à coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia – CEA do Crea-SP, Profª Drª Eng. Agr. Gisele Herbst Vazquez, única mulher premiada na cerimônia deste ano (foto acima). “Por ser um prêmio que destaca carreiras já consolidadas, com 20, 30 anos de atuação, este é um reflexo de um momento em que a nossa profissão ainda tinha predominância masculina. Hoje vemos uma participação significativa das mulheres na Academia, o protagonismo feminino vem avançando na profissão a cada ano, então acredito que a premiação futuramente também deverá refletir essa mudança, chegando ao momento em que teremos equidade nessa participação”, analisa.

A engenheira agrônoma Gisele ressalta que sua premiação “representa a força e a presença feminina em uma área historicamente masculina, e simboliza não apenas uma conquista individual, mas a valorização do ensino e da formação de futuros profissionais que trabalham para o desenvolvimento sustentável da agricultura. Espero que esse reconhecimento inspire mais homens e mulheres a acreditar no seu potencial e a seguir contribuindo para o fortalecimento da Engenharia Agronômica em nosso país”.

Os engenheiros agrônomos Renê de Paula Posso e Francisca “Nina” Ramos de Queiroz (vice-presidente da AEASP) ladeiam Otávio Vieira de Melo, premiado na categoria ação ambiental

“Também me senti premiada. É motivo de bastante felicidade e satisfação profissional e pessoal ver a Gisele ser reconhecida justamente por algo muito próximo da minha esfera profissional, que é a docência, um dos caminhos nobres a seguir dentro da profissão, por ser responsável pela formação de novas gerações. Como foi apontado várias vezes durante a cerimônia, inclusive por alguns premiados, sempre há um professor antes de qualquer profissional”, finaliza Andréa.

Para conhecer a trajetória profissional da Eng. Agr. Gisele Herbst Vazquez, clique aqui.

Acompanhe os principais momentos da premiação na matéria do site Agrolink:

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – SUPRICOM

Fotos: Allan Fernandes @urso.imagens/AEASP