Deusa Ceres: destaques da Agronomia serão homenageados em setembro
27 de agosto de 2025, às 12h38 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos
No dia 11 de setembro, a partir das 18h, o Instituto Agronômico de Campinas – IAC (Avenida Barão de Itapura, 1.481, no bairro do Botafogo) será sede da 53ª edição da cerimônia de entrega do prêmio Deusa Ceres, outorgado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo – AEASP para exaltar e reconhecer personalidades e entidades que se destacam em sua área profissional e contribuem para o desenvolvimento do setor no estado e no país.
A premiação se divide nestas categorias: a Medalha Fernando Costa é outorgada aos destaques nas áreas de Ação Ambiental, Assistência Técnica e Extensão Rural, Defesa Agropecuária, Ensino, Iniciativa Privada e Pesquisa; já a Medalha Joaquim Eugênio de Lima reconhece o legado de importantes figuras do setor do paisagismo, enquanto o troféu Deusa Ceres é entregue ao Engenheiro Agrônomo do Ano. A cerimônia homenageia ainda os destaques em Comunicação Rural e Empresa.
A coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) do Crea-SP, engenheira agrônoma Profª Drª Gisele Herbst Vazquez, receberá a Medalha Fernando Costa na categoria Ensino.
Formada em Agronomia pela ESALQ-USP, é mestre em Fitotecnia e doutora em Produção e Tecnologia de Sementes, com especialização em Didática do Ensino Superior e em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica. É professora titular do curso de graduação em Agronomia e do Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil em Fernandópolis.
Em sua trajetória acadêmica, Gisele participou da formação educacional de 46 turmas de graduação e de 12 turmas de pós. “Essa medalha premia uma jornada de cerca de 30 anos dedicados ao ensino. Sempre busquei transmitir meus conhecimentos e experiência para os meus alunos e é incrível quando eu penso que mais de dois mil estudantes passaram pelas minhas aulas. Eu percebo que cada um deles trouxe consigo uma bagagem única e uma grande sede de aprender, e tenho uma gratidão enorme por ter podido contribuir para o seu crescimento”, ressalta.
Da sala de aula para o mercado de trabalho, a engenheira agrônoma colhe os frutos de seu trabalho. “Como professora, sempre busquei inspirar meus alunos a se tornarem bons profissionais, cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. Afinal, nós trabalhamos com a produção de alimentos e estamos ligados diretamente ao meio ambiente. Então é incrível saber que muitos desses alunos estão fazendo a diferença em suas cidades, em suas comunidades, em todo o Brasil”, reflete.
Atuação além da CEA
Conselheira titular do Crea-SP por quatro mandatos e conselheira suplente em duas oportunidades, a engenheira agrônoma é também a atual coordenadora do Comitê sobre Mudanças Climáticas do Conselho, já tendo sido coordenadora da Comissão Permanente de Educação e Atribuição Profissional, além de inspetora especial. Representa atualmente a Universidade Brasil no Plenário do Crea-SP e, anteriormente, foi conselheira pela AEASP e pela Universidade Camilo Castelo Branco – Unicastelo.
A atuação destacada também lhe rendeu outras homenagens, como o Prêmio Mérito Paulista concedido pelo Crea-SP pelos relevantes serviços prestados à Agronomia.
“No mesmo período em que a Presidência e a Vice-Presidência do nosso Conselho são ocupadas por profissionais mulheres, vermos uma conselheira ser destacada por seus pares é motivo de grande orgulho e prova de que seguimos avançando para conquistar equidade de gênero em todos os segmentos. Gisele não é apenas uma inspiração para seus alunos: é um exemplo para todos nós, em especial as mulheres. Por meio desses exemplos positivos, todos nos sentimos estimulados a perseguir a excelência nas nossas atividades e a conquistar a confiança necessária para ocupar, com competência, espaços nos mais variados segmentos”, ressalta a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey.
Novos rumos
A edição de 2025 da premiação marca também um novo momento para a associação, que agora tem o Eng. Agr. Glauco Eduardo Pereira Cortez à frente de sua Presidência, ao lado da Eng. Agr. e Eng. Seg. Trab. Francisca Ramos de Queiroz, a Nina, como vice.
“Estamos buscando dar um enfoque diferente para a associação, inclusive, fizemos uma alteração no cerimonial da premiação para marcar essa nova direção. Também repaginamos o Jornal do Engenheiro Agrônomo, o JEA, com um novo visual e novas abordagens”, ressalta Glauco.
Conselheiro do Crea-SP pela AEASP e coordenador da Comissão Especial do Mérito do Conselho, o engenheiro agrônomo destaca a parceria de longa data entre as entidades. “Como a única associação estadual que representa exclusivamente engenheiros agrônomos, a AEASP sempre esteve muito ligada ao Crea-SP e esse contato tem nos auxiliado bastante para trazer os engenheiros agrônomos, que antes muitas vezes se sentiam desamparados, para dentro do sistema profissional. Essa mudança de visão, trabalhada desde a gestão do presidente Vinicius Marchese, vem tendo continuidade com a presidente Lígia”, observa.
Gisele estará em boa companhia na cerimônia de premiação: o título de Engenheiro do Ano vai ser entregue ao engenheiro agrônomo Ondino Cleante Bataglia, PhD em Ciência do Solo com longa atuação como pesquisador científico.
“Uma premiação como essa serve também como incentivo para outros profissionais da área, mostrando a importância do aprimoramento contínuo e da dedicação à pesquisa e ao ensino. O prêmio reconhece não só o mérito individual, mas toda a importância da Agronomia para a sociedade, principalmente no contexto da produção de alimentos e da sustentabilidade do campo. Um reconhecimento como esse reforça o compromisso da AEASP tanto com a valorização profissional quanto com o desenvolvimento de toda a Agronomia brasileira. Além do reconhecimento ao meu trabalho, essa homenagem é um testemunho da importância do ensino e da dedicação à nossa profissão. Estamos trabalhando na formação do futuro da Agronomia e a educação é a base de tudo. Espero continuar inspirando e ensinando por muitos anos ainda”, conclui Gisele.
Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – SUPRICOM