Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/desafio-hyundai-crea-sp-e-os-carros-conectados/>.
Acesso em 17/07/2025 às 14h08.

Desafio Hyundai/Crea-SP e os carros conectados

Inscritos até o dia 1º de novembro devem propor ideias inovadoras sobre o tema

16 de outubro de 2023, às 10h21 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Já imaginou carros tão conectados quanto os smartphones? Com comunicação entre veículos ou até mesmo com os semáforos do entorno? O tema é um dos eixos propostos pelo Desafio Hyundai/Crea-SP, que convida universitários de Engenharia, Agronomia e Geociências a desenvolver soluções inovadoras baseadas nas principais tendências da área tecnológica e premia as quatro melhores ideias com um estágio de verão na montadora.

O conceito de carros conectados vem de um padrão de alta tecnologia combinada à inteligência artificial e IoT (internet das coisas, da sigla em inglês para Internet of Things), que permite, por exemplo, os veículos receberem e transmitirem dados com outros automóveis, sensores de estrada e localização. Fora das versões autônomas, que não precisam da condução de um motorista.

“Os carros conectados são um assunto em alta e temos muito o que entender para adaptar essa tecnologia avançada no Brasil. Proporcionar esse tema aos futuros profissionais da área tecnológica é fundamental para saber como vamos seguir nos próximos anos”, afirma o vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Jr.

No campo da indústria, a novidade, atrelada a rede de dados 5G, deve tornar a produção de carros mais rápida, barata, eficiente e ambientalmente responsável, com redução de poluição. Mas, apesar desse avanço já estar em desenvolvimento, ainda há muito o que ser trabalhado para conciliar com a infraestrutura das cidades brasileiras. Uma adaptação necessária para que a tecnologia seja aceita e usada no país.

O Desafio Hyundai/Crea-SP chega para promover essa integração dos estudantes da área tecnológica com o mercado de trabalho do qual, futuramente, eles farão parte, apresentando a eles o sistema inteligente criado pela empresa, denominado Bluelink. A ferramenta disponibiliza alertas, assistência 24 horas em casos de emergência, serviço de rastreamento, status do motor e outros diagnósticos e comodidades que visam a segurança e conforto do usuário, tudo por meio de um aplicativo para celular. Os participantes do desafio têm a chance de implementar suas ideias na fábrica, aprimorando ainda mais esses e outros serviços automobilísticos.

Os interessados devem se inscrever via CreaLab até o dia 1º de novembro. A universidade que inscrever mais alunos também ganha uma visita na montadora em Piracicaba. Saiba mais no site.

 

Produzido pela CDI Comunicação