Delegação do Crea-SP participa do 12º Congresso Nacional de Profissionais
13 de outubro de 2025, às 14h25 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Com a presença de mais de 500 delegados de todo o país, o 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) consolidou, na Grande Vitória (ES), um novo ciclo de diálogo entre o Sistema Confea/Crea e a sociedade. Realizado após a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), o evento marcou o encerramento do ciclo de debates iniciado pelos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) e consolidou propostas que reforçam o papel estratégico da Engenharia, da Agronomia e das Geociências na formulação de políticas públicas. O Crea-SP marcou presença com uma das maiores delegações do evento, formada por 44 representantes paulistas comprometidos em fortalecer o papel da Engenharia no desenvolvimento nacional.
Ao destacar o papel transformador da área tecnológica na construção de políticas públicas, a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, enfatizou que o fortalecimento da categoria passa pela valorização das trajetórias técnicas e da atuação das lideranças profissionais. “O Crea-SP entende a importância da trajetória técnica aliada às lideranças que mostram como a Engenharia pode e deve estar presente nos espaços de decisão. Queremos que o Brasil reconheça a importância dos nossos profissionais, principalmente no desenvolvimento, na infraestrutura e na criação de cidades melhores para nós mesmos”, disse.
Nessa edição, o CNP adotou o Índice de Progresso Social (IPS) como referência para avaliar as propostas apresentadas, uma metodologia que mede a qualidade de vida da população sob diferentes dimensões, além dos indicadores econômicos. A iniciativa busca ampliar a visão sobre o impacto social das ações da engenharia, considerando fatores como acesso à água potável, saneamento, energia e mobilidade.
O presidente do Confea, Eng. Vinícius Marchese, pontuou a importância da nova abordagem do Congresso. “Neste ano a gente mudou o foco e, em vez de discutir internamente e trazer para fora, fizemos o contrário, trouxemos conhecimento, debate e referências para aproximar o pensamento técnico da gestão pública e das soluções que chegam até as pessoas”, explicou.
O CNP acontece a cada três anos com o objetivo de discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional e promovendo maior integração com a sociedade e com entidades governamentais.
Segundo o coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR) do Crea-SP, Eng. Alex Ramos, a delegação paulista atuou de forma colaborativa e propositiva no 12º CNP. “Nós tivemos a oportunidade de escolher as melhores propostas. A delegação de São Paulo foi representada por 44 delegados, fizemos todas as reuniões e fomos direcionados para aprovar as propostas e trabalhar pela Engenharia, Agronomia e Geociências, voltadas às políticas públicas para o melhor da engenharia no nosso país”, contou.
Encerrado no sábado (11), o 12º CNP aprovou 54 das 60 propostas discutidas, agora encaminhadas a gestores públicos e parlamentares. Com temas que vão do saneamento básico e da energia renovável ao planejamento urbano e à inovação tecnológica, o Congresso reforçou a importância da atuação técnica dos profissionais do Sistema Confea/Crea para o fortalecimento das políticas públicas e o bem-estar da sociedade.
Produzido pela CDI Comunicação com informações do Confea