Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/declaracao-de-utilidade-publica-foi-apresentada-as-entidades/>.
Acesso em 07/05/2024 às 05h17.

Declaração de Utilidade Pública foi apresentada às entidades

Reforço de iniciativas para as associações foi destaque no CDER-SP

26 de abril de 2024, às 16h25 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Sede Angélica do Crea-SP recebeu mais uma reunião ordinária do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP), nesta quinta-feira (25/04), e dessa vez, o destaque foi a entrega da cartilha sobre a Declaração de Utilidade Pública, documento que legitima o reconhecimento público de uma entidade. Além disso, também foram discutidos assuntos de interesse do Sistema como parceria com outros órgãos, entrega do plano de trabalho e ações da Mútua.

“Sempre reforço a importância do trabalho das associações para as profissões da área tecnológica, e é fundamental reunirmos os representantes de cada uma para debater melhorias de interesse para toda a classe e novas estratégias de atuação”, declarou a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, na abertura do evento.

Os presidentes das associações puderam assistir a apresentações de iniciativas fundamentais para o desenvolvimento das entidades. A palestra sobre a Declaração de Utilidade Pública e a entrega da cartilha foram os pontos principais do dia, com explicação de todo o processo de solicitação, além de destacar os benefícios em obter o documento. “É preciso ressaltar a importância do  reconhecimento público às entidades, que permite acesso a recursos públicos e isenções fiscais, maior visibilidade e credibilidade na sociedade e possíveis parcerias institucionais.”, explicou o assessor da presidência do Crea-SP, Frederico de Oliveira Dias.

Outro destaque foi a apresentação da parceria entre a Subseção de Guaratinguetá da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de São Paulo (OAB-SP) com a Associação Guaratinguetaense de Engenheiros e Arquitetos (AGEA). A partir de 7 de maio, a entidade passará a oferecer atendimentos gratuitos no setor jurídico aos seus associados, um auxílio que complementa os benefícios do Clube de Vantagem do Crea-SP e Caixa de Assistência da Ordem.

Comitês temáticos

Como de costume nos encontros, após as palestras e recados gerais, os presidentes e representantes das associações se dividiram em 10 grupos temáticos para dar andamento às iniciativas que apoiam o Sistema Confea/Crea e Mútua. E discutiram a atuação dos profissionais da área tecnológica nos assuntos de inovação e tecnologia; regularização fundiária; engenharia em políticas públicas; reforma residencial/predial; construção sustentável; prestação de contas; ética profissional; fiscalização; valorização profissional; e capacitação e comunicação.

Nos grupos, os participantes debateram sobre o planejamento de trabalho para o ano e propuseram novas ações ou subtemas de discussão. Para o tema de engenharia em políticas públicas, a equipe contou com a presença do conselheiro federal suplente, geol. Ronaldo Malheiros Figueira. “A partir de junho, teremos as Conferências das Cidades Paulistas nas etapas municipal, estadual e nacional, e a intenção é começarmos a mapear as associações que vão participar e discutirmos no grupo temático ações concretas no que diz respeito a políticas públicas e planejamento urbano regional”, relatou.

Para o coordenador do CDER-SP, Eng Leandro Galindo, a reunião foi muito promissora. “Tivemos o desenvolvimento dos comitês temáticos que renderam bastante. Alguns grupos já entregaram trabalhos e outros se subdividiram em diferentes temas para discutir de forma mais profunda as nossas possibilidades de atuação. Estes resultados serão apresentados nas próximas reuniões”, concluiu.