Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-recebe-lideres-do-programa-mulher-no-sudeste/>.
Acesso em 17/07/2025 às 19h02.

Crea-SP recebe líderes do Programa Mulher no Sudeste

Primeiro evento nacional de resultados do programa acontece em novembro, em Brasília

23 de outubro de 2023, às 18h27 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Com o objetivo de trocar experiências e unificar uma apresentação sobre os resultados de 2023, representantes dos comitês gestores do Programa Mulher de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Espírito Santo (ES) se reuniram nesta segunda-feira (23/10) na Sede Angélica do Crea-SP. O encontro é uma preparação para o evento nacional de balanço dos programas, que acontece no próximo dia 7 de novembro, em Brasília.

Desde que o Programa Mulher foi criado, em 2019, será a primeira vez que representantes de todos os estados vão estar juntas para apresentar e avaliar os resultados da iniciativa voltada para a valorização e o protagonismo das mulheres nos Conselhos. Entre as principais metas, está aumentar a presença de mulheres nas profissões, além de empoderá-las e capacitá-las para o mercado, promovendo a igualdade entre os gêneros.

“Estamos aqui para inspirar outras profissionais e mulheres”, afirmou a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP, Eng. Poliana Krüger, durante o fórum. Ela apresentou para as convidadas os principais resultados alcançados pelo Crea-SP, reforçando a importância das mulheres na tecnologia. “Pela primeira vez, a pauta das mulheres ganhou amplo destaque na programação do Colégio de Inspetores, sendo discutida como um eixo temático importante em busca de soluções voltadas para uma maior inclusão feminina na área tecnológica. Não focamos apenas nas dificuldades que temos no mercado, falamos também de nossas qualidades, como a visão sistêmica, e os resultados desse debate estão compilados no relatório técnico entregue pelo Conselho ao governo do Estado”, comentou.

Poliana também destacou as campanhas realizadas no Dia Internacional da Mulher e no Dia da Mulher na Engenharia, datas-chave para o programa. A união dos comitês foi elogiada pela coordenadora do Programa Mulher no Crea-MG, Eng. Maria Angélica Abreu. Ela disse estar animada com a troca entre as regionais do Sudeste e na expectativa de aprender ainda mais durante o evento nacional. “Essa troca é valiosa para o nosso movimento de motivar e estimular as mulheres a entrarem no Sistema Confea/Crea e Mútua, nas comissões de seus municípios e onde elas quiserem estar”.

“Esses momentos são necessários porque a gente fica cada uma trabalhando em seu Estado, sem saber o que está acontecendo nos outros. E temos muito a aprender umas com as outras”, pontuou a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher no Espírito Santo, Eng. Mariana Mansk. Ela destacou, por exemplo, que a cartilha de orientação para combate aos assédios moral e sexual e à discriminação, produzida pelo Crea-SP, é um material que ela vai levar de inspiração. Sobre o encontro nacional, Mariana destacou que será uma oportunidade para mostrar para o Brasil o quanto o Sudeste está trabalhando.

Produzido pela CDI Comunicação