Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-recebe-conad-2025/>.
Acesso em 02/09/2025 às 22h15.

Crea-SP recebe CONAD 2025

Programação tem foco em tecnologias, experiências e tendências de mercado

1 de setembro de 2025, às 12h18 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Nos dias 26 e 27 de agosto, o Conselho abriu as portas da Sede Angélica para sediar o 18º Congresso Internacional de Designers de Interiores (CONAD), o maior evento da área na América Latina. Promovido pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) com o apoio institucional do Sistema Confea/Crea, o encontro reuniu profissionais, especialistas e estudantes de todo o país para debater sobre inovação, cultura e sustentabilidade aplicados ao design de interiores.

Com o tema “O futuro é agora e precisa de direção”, a edição deste ano trouxe uma provocação: o futuro pode e deve ser construído hoje. A programação convidou os participantes a refletirem sobre os impactos das decisões atuais, que já moldam os espaços estéticos, humanos, sociais e culturais. As discussões foram organizadas em quatro eixos: inteligência humana e tecnologia; autoralidade; sustentabilidade; e experiência e conexão humana.

Para a presidente do Crea-SP, engenheira civil Lígia Mackey, o apoio do Conselho ao CONAD é uma reafirmação da importância da profissão de Design de Interiores dentro do ecossistema das Engenharias. “A programação deste ano se relaciona com o que falamos em nosso dia a dia no Conselho. Por isso, temos a certeza de que a integração e a conexão entre todos os profissionais da área tecnológica são fundamentais para entregarmos sempre o melhor resultado”, disse.

A presidente da ABD, a designer de interiores Cecília Vieira Gomes, reforçou a parceria do Conselho com o Congresso, promovendo um espaço de formação profissional. “O CONAD vai muito além de um encontro de especialistas do design: é uma oportunidade única para se atualizar sobre as principais tendências e novidades do mercado. É um momento de reflexão, porque as escolhas que fazemos hoje, nos projetos, nos materiais e nas soluções que propomos, têm impacto direto no futuro dos ambientes e das pessoas que os vivenciam”, destacou.

“Quando pensamos em Design de Interiores, é para além da estética. Pensamos nos mínimos detalhes no bem estar de quem vai utilizar aquele espaço, unindo isso a soluções amigáveis ao meio ambiente. Nosso objetivo é sempre cuidar para que os seres humanos de hoje e os do futuro tenham plenitude e saúde física e cognitiva”, afirmou a designer de interiores Christie Schulka, em sua apresentação “Humanos: O poder da emoção, do desejar e do criar”, que debateu a neuroarquitetura e compôs a programação do evento.

Já a designer de interiores Ligia Zotini trouxe o tema “Novas tecnologias e novas consciências impactando o futuro do habitar” em sua palestra.  “Precisamos ir além da visão que coloca apenas o ser humano no centro das decisões, para avançar rumo ao conceito de life centric (centrado na vida – em tradução livre), onde a vida em todas as suas formas passa a ser a prioridade. Quando colocamos o impacto social e ambiental no centro do que fazemos, ampliamos nosso olhar e ganhamos uma perspectiva integrada, regenerativa e capaz de transformar realidades”, ressaltou.

Diretamente de Portugal, a arquiteta Mariana Cabugueira marcou presença de forma on-line e falou sobre “IA, Ferramentas paramétricas e o protagonismo humano”, onde refletiu o papel da tecnologia no processo criativo. “Esses recursos são apenas extensões do que conseguimos realizar. São tecnologias que nos amplificam, permitindo expressar de forma mais real a nossa própria criatividade, mas não substituem o protagonismo humano. Acreditamos firmemente que esse protagonismo será sempre nosso”, concluiu.

 

Produzido pela CDI Comunicação