Crea-SP premia soluções para alagamentos em Presidente Prudente
8 de dezembro de 2023, às 11h16 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Há mais de 30 anos a população de Presidente Prudente convive com alagamentos na região do Parque do Povo, principal área de lazer e convivência da cidade. O problema pode ser, enfim, solucionado, graças aos projetos vencedores do concurso ‘De olho na nossa cidade’, uma iniciativa do Crea-SP que mobilizou estudantes e profissionais da área tecnológica para o desenvolvimento de iniciativas capazes de resolver o desafio.
No último dia 5 de dezembro, os vencedores foram premiados em uma cerimônia na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente (AEAAPP). Foram três os melhores projetos que levaram prêmios no valor total de R$ 20 mil. As ideias apresentadas por eles foram entregues ao poder público municipal, no intuito de contribuir para o planejamento local e viabilizar as soluções na prática.
“A iniciativa do Crea-SP serve para todas as cidades do Brasil. Não é apenas Presidente Prudente que lida com problemas na drenagem urbana. Não é só o Parque do Povo que sofre com alagamentos, já que aqui na cidade temos mais de 30 pontos que convivem com inundações. Municípios de todo o país possuem esse tipo de problema. Então, o olhar do Conselho é muito importante para o engajamento de profissionais da área e, também, dos gestores públicos na busca de soluções efetivas”, destacou o secretário municipal de Obras de Presidente Prudente, Arq. Mateus Grosso.
Os premiados
Em primeiro lugar ficou o Eng. Anderson Santos Camargo com o projeto ‘Parque do Povo ou das águas?’, que utilizou cálculos hidráulicos e hidrológicos para a avaliação técnica. “O objetivo é proporcionar segurança, de fato, aos usuários do local”, explicou.
O segundo projeto premiado foi elaborado pelo Arq. Marcos José Martins da Costa e pelo Eng. Eder Martins Menossi. “Propomos a implantação de galerias ao longo de todo o perimetro com o propósito de reter o excedente de água, já que o sistema de drenagem existente é obsoleto”, contou da Costa.
Em terceiro lugar, o Eng. Mauro Morata Bortoloto Junior, que promoveu uma análise da relação da drenagem com a limpeza urbana e impermeabilização do solo. “A aproximação do Crea-SP com a sociedade civil, propondo soluções inteligentes e envolvimento com smart cities, engaja os profissionais e mostra como a área tecnológica pode impactar positivamente na vida de toda a sociedade”, disse.
Parceria
O desafio foi desenvolvido em conjunto com a AEAAPP e a Associação Amigos do Parque do Povo via CreaLab, a plataforma de inovação do Conselho. “O CreaLab é a plataforma do Crea-SP que realiza a conexão entre profissionais, instituições de ensino, setor privado, poder público e comunicação. Este desafio mostra a importância desta união com olhar voltado às cidades”, ressaltou a Eng. Ana Claudia da Costa Weber Rinaldi.
É essa integração que impacta diretamente no cotidiano da população, por resultar em ações colaborativas que têm foco na resolução dos problemas que a sociedade enfrenta. “Os moradores são os mais beneficiados”, pontuou o Eng. Carlos Sérgio Tiritan, presidente da AEAAPP. “Esta ação está ligada às iniciativas que estimulam cidades mais inteligentes, o desenvolvimento de atitudes e questões que melhoram a vida do cidadão”, finalizou.
Produzido pela CDI Comunicação