Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-participa-da-inauguracao-de-hospital-em-sao-paulo/>.
Acesso em 04/08/2025 às 17h21.

Crea-SP participa da inauguração de hospital em São Paulo

Localizado na Uninove, unidade passou por fiscalização do Conselho

19 de abril de 2021, às 18h40 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na última quinta-feira, 15/04, o Crea-SP participou da inauguração do Hospital Municipal Professora Lydia Storópoli, cuja construção foi realizada em parceria da Universidade Nove de Julho – Uninove com a Prefeitura de São Paulo. A unidade tem capacidade para 212 leitos de alta, média e baixa complexidades. Localizada no Campus Vergueiro da Uninove funcionará como uma unidade de transição para pacientes em recuperação da Covid-19.

Presidente do Crea-SP durante a inauguração do Hospital Lydia Storópoli – Foto Léo Pinheiro

São 190 leitos de enfermaria, 20 de UTI e dois de estabilização, além de equipamentos de última geração para exames, distribuídos em uma área total de 10.805,52m². O hospital, que começou a funcionar no sábado (17/04), receberá pacientes internados em hospitais municipais, direcionados pela Central de Regulação de Leitos do SUS.

Um importante trabalho de engenharia

Inaugurado no prazo recorde de 15 dias, o Hospital Professora Lydia Storópoli contou com a Engª Civil Bianca Brossi na condução da obra. Diretora de Engenharia da Uninove, ela foi responsável por liderar uma equipe com 350 pessoas. “Essa foi uma obra diferente, em que precisávamos mais ainda do comprometimento de todos para atingir o objetivo final, que é salvar vidas. Trabalhamos de domingo a domingo para entregar o hospital o mais rápido possível. Foi desafiador e gratificante”, relata.

A Eng. Bianca Brossi, diretora de Engenharia da Uninove – Foto Léo Pinheiro

O presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese destacou a importância da Engenharia neste momento de crise sanitária e parabenizou todos os profissionais envolvidos. “Temos muito orgulho em participar da entrega de um novo hospital em um momento em que tantas pessoas precisam de cuidado médico. É gratificante saber que a engenharia está presente, junto a outras profissões, como a medicina, nesse trabalho tão importante. Parabéns a todos”, ressaltou no dia da inauguração.

Vinicius Marchese, presidente do Crea-SP, visita as instalações durante a inauguração do Hospital Lydia Storópoli – Foto Léo Pinheiro

 

Fiscalização do exercício profissional

O Crea-SP foi convidado pelo reitor da Uninove, Professor Eduardo Storópoli, para a realização de visita técnica de fiscalização nas obras do novo hospital. Para o presidente do Conselho, é imprescindível o envolvimento das instituições no combate à pandemia da Covid-19, pois, graças aos esforços conjuntos, serão entregues novos leitos em fase aguda de contaminação. “O Crea-SP cumpre seu dever de fiscalizar o exercício profissional e garantir que todos os requisitos legais da obra tenham sido seguidos à risca”, afirma o Eng. Vinicius Marchese.

Visita técnica às obras do Hospital Lydia Storópoli – Foto Edson Hatakeyama

A superintendente de Fiscalização do Conselho, Engª Maria Edith dos Santos, que também participou da visita técnica à obra no dia 06/04, reafirmou a importância da verificação das atribuições de profissionais e empresas envolvidos na construção e manutenção do hospital.

A fiscalização do Crea-SP consiste na verificação das condições do exercício profissional, na existência de responsável técnico pelos serviços de engenharia e o respectivo registro da Anotação da Responsabilidade Técnica (ART) de cada atividade, para prevenir e reprimir infrações à legislação do setor.

Nos estabelecimentos de saúde a fiscalização assegura que o gerenciamento dos equipamentos de infraestrutura, médico-assistenciais, de apoio e outros, conforme determinação da Anvisa, sejam de responsabilidade de profissionais legalmente habilitados pelo Sistema Confea/Crea.

O Crea-SP adota um modelo de inspeção de equipamentos médico-hospitalares que possibilita a manutenção do parque tecnológico em condições minimamente seguras por meio da utilização de regras equalizadas.

A engenharia nos serviços de saúde é praticada por engenheiros, tecnólogos e técnicos, cada um com responsabilidades específicas.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa e Estratégica / GDEP