Crea-SP no Projeto Sirius
14 de novembro de 2023, às 11h36 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Dezenas de colaboradores de diferentes unidades do Crea-SP conheceram, na semana passada, o Projeto Sirius, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), localizado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. O LNLS faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País.
O funcionamento da tecnologia depende de toda uma estrutura tecnológica, que é uma das construções civis mais avançadas já realizadas no Brasil. “Existem apenas três locais no mundo com um equipamento com esse nível de tecnologia”, destacou o gerente regional do Crea-SP na capital, Eng. Rodrigo Zorzetto, que participou da visita. “Viemos conhecer um pouco dessa tecnologia, quase 100% brasileira. É pura engenharia”, complementou o gerente regional do Crea-SP em Campinas, Eng. Valdir Zarpelon, que também participou da atividade.
O Sirius é um equipamento de grande porte que usa aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, a luz síncrotron. “Essa luz é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento”, explica o site do projeto.
O equipamento permite a realização de centenas de pesquisas acadêmicas e industriais e pode contribuir com o desenvolvimento de soluções inovadoras para a área tecnológica, em setores como óleo e gás, energia e agricultura.
Produzido pela CDI Comunicação