Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-inspira-outros-regionais-com-modelo-de-gestao-inovadora/>.
Acesso em 04/11/2025 às 03h24.

Crea-SP inspira outros regionais com modelo de gestão inovadora

Em episódio do Transforma Mútua Podcast, presidentes destacam a força da colaboração

9 de outubro de 2025, às 13h31 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Durante a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada na Grande Vitória (ES), o Transforma Mútua Podcast recebeu os presidentes Eng. Lígia Mackey (Crea-SP), Eng. Fernando Galiza (Crea-CE) e Eng. Amarildo Magalhães (Crea-AP) para uma conversa sobre os novos rumos do Sistema Confea/Crea e Mútua. Mediado pelo Eng. Emanuel Mota, diretor de Tecnologia e Inovação da Mútua, o episódio destacou a inovação nas gestões e a importância da troca entre os regionais, todos liderados por presidentes em seus primeiros mandatos.

“Aqui a gente discute inovações, o futuro do sistema e da Engenharia. São lideranças que têm uma longa jornada pela frente e um papel importante na modernização do Sistema. Por isso os chamamos para debater sobre as inovações, o futuro da Engenharia, e como tudo isso vai se comportar nos próximos anos”, pontuou Mota.

À frente do maior Conselho do país, Lígia Mackey destacou o compromisso do Crea-SP em dar continuidade às transformações iniciadas pelo atual presidente do Confea e ex-presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese. “Dei continuidade ao trabalho do presidente Vinicius, que foi fundamental para aproximar ainda mais o Crea-SP da sociedade. Hoje, temos a responsabilidade e a oportunidade de continuar esse avanço, tornando o Sistema mais eficiente e participativo”, afirmou.

As iniciativas desenvolvidas pelos Creas e abordadas no podcast exemplificam a transformação em curso nos Conselhos Regionais, como a emissão e pagamento das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de forma digital e instantânea, a modernização das plenárias com votação eletrônica, que garante celeridade às decisões, e o uso intensivo de tecnologia para integrar sistemas, automatizar processos e fortalecer a fiscalização. Essas ações têm gerado novas oportunidades de trabalho e fortalecido o mercado da Engenharia. Segundo os líderes das autarquias, inovação e eficiência caminham lado a lado na valorização do exercício profissional.

Outro ponto de convergência entre os presidentes foi a busca constante por eficiência nos processos internos. Lígia Mackey (SP) e Amarildo Magalhães (AP) destacaram a agilidade das plenárias do Crea-SP, conduzidas hoje com o apoio da tecnologia. “Quando a gente fala do Crea-SP, é de uma proporção que nenhum outro Crea tem. É algo incomparável”, exclamou o presidente do Crea-AP.

Lígia Mackey complementou, reforçando o engajamento entre os conselheiros e o compromisso institucional do Crea-SP com a transparência das ações. “A nossa plenária tem durado duas horas e meia. Isso acontece porque usamos a tecnologia em momentos como as votações. Então, tudo que a gente tem feito é para realmente minimizar o nosso tempo porque o nosso volume é muito grande”, contou.

Para o Eng. Fernando Galiza, os aprendizados com o Crea-SP geraram frutos no regional cearense, com o Espaço Crea-CE, inspirado no CreaLab Coworking paulista. “Agradeço em

público à presidente Lígia. Hoje temos o Espaço Crea em Fortaleza e em várias instituições onde os profissionais podem trabalhar e receber clientes. Tudo é interligado, e o nosso Crea ajuda o profissional a conquistar mais espaço no mercado de trabalho e, consequentemente, protege a sociedade”, disse.

Lígia Mackey também destacou que toda a eficiência do Crea-SP também está ligada à escuta ativa junto da categoria. “Nós buscamos entender as reais necessidades dos profissionais. Ouvir seus anseios e compreender seus desafios é essencial para criar soluções que realmente façam diferença no dia a dia”, ressaltou.

 

Produzido pela CDI Comunicação

 

 

Veja a cobertura completa do Crea-SP da SOEA