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Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-implementa-atendimento-em-libras/>.
Acesso em 08/11/2025 às 10h53.

Crea-SP implementa atendimento em Libras

Recurso reforça o compromisso com a acessibilidade e garante mais autonomia aos surdos

6 de novembro de 2025, às 11h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

De acordo com estimativas recentes do Governo, no Estado de São Paulo existem cerca de 592 mil pessoas com deficiência auditiva. Com o objetivo de melhor atender a esse público, o Crea-SP dá mais um passo em direção à inclusão e à equidade, com a implantação do atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) em seus canais de atendimento. A novidade, em funcionamento desde 4 de novembro, visa oferecer  um serviço cada vez mais acessível, com clareza e qualidade para pessoas surdas, por meio da tecnologia assistiva.

A implantação do recurso segue as diretrizes da Norma Brasileira (NBR) 17.225/2025, que trata da acessibilidade no desenvolvimento e manutenção de sites e aplicativos, reforçando o alinhamento do Conselho com os princípios de inclusão.

“Temos o compromisso de ser um Conselho para todos. Essa iniciativa é um exemplo de como podemos usar a tecnologia e a empatia para reduzir barreiras. Tornar nossos canais mais inclusivos é uma das nossas prioridades e estou muito honrada em fazer parte de um movimento que vem tornando o nosso Sistema Confea/Crea equânime”, destacou a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey.

“Além dos profissionais registrados, reconhecemos que há públicos que não encontravam canais adequados para receber atendimento, como os cidadãos que desejam fazer uma denúncia e buscar orientação. Queremos mudar essa realidade, e a implantação do atendimento em Libras faz parte disso”, afirmou chefe da equipe de Qualidade e Sucesso do Cliente do Conselho, administrador Rodnei Dourado.

 

Como usar o atendimento em Libras 

O novo recurso utiliza a plataforma ICOM, serviço que usa a tecnologia a favor da comunicação e da inclusão de pessoas surdas, que utiliza tecnologia assistiva de tradução simultânea em Libras por videochamada, desenvolvida pela AME. De maneira simples e direta, o sistema conecta pessoas surdas a ouvintes, que fazem a tradução, permitindo uma comunicação fluida e eficiente.

No atendimento presencial, o profissional pode escanear o QR Code disponível nos postos de atendimento. O código abre uma videochamada com o intérprete, que oferece suporte durante toda a conversa, repassando o conteúdo entre atendente e usuário.

O atendimento on-line funciona da mesma forma: o usuário deve acessar o site do Crea-SP e clicar no ícone de atendimento em Libras. O acesso o direciona a um intérprete, que faz a ponte com o atendente do Crea-SP em tempo real.

Produzido pela CDI Comunicação