Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-fiscaliza-montagem-do-gp-de-sao-paulo/>.
Acesso em 02/11/2025 às 09h49.

Crea-SP fiscaliza montagem do GP de São Paulo

Ação garante segurança em evento que deve reunir mais de 100 mil pessoas por dia

31 de outubro de 2025, às 13h16 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Antes das arquibancadas lotarem e os motores acelerarem em Interlagos, o Crea-SP já está na pista. No último dia 29 de outubro, o Conselho realizou uma operação de fiscalização no Autódromo José Carlos Pace, onde será realizado, entre os dias 7, 8 e 9 de novembro, o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Esta é uma das etapas mais aguardadas do circuito mundial que conta com 23 provas disputadas em 19 países e já movimenta a economia da capital paulista. 

A presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, destacou que a atuação preventiva do Conselho é essencial para garantir a segurança. “Um evento dessa magnitude envolve uma complexa estrutura, que precisa estar sob a responsabilidade de profissionais e empresas devidamente registradas. O Crea-SP tem o papel de assegurar que todo esse trabalho seja realizado a proteção da sociedade e valorizando o exercício profissional”, afirmou. 

A ação do Conselho verificou os registros técnicos dos profissionais e empresas envolvidas. Foram conferidas as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de 51 profissionais e 28 empresas da área tecnológica, garantindo que todas as atividades, de estruturas, sistemas elétricos, comunicações e instalações de apoio, estejam sob a responsabilidade de profissionais habilitados e devidamente registrados. 

Segundo o inspetor-chefe da Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF) Centro, Eng. Jeová Gomes da Silva Júnior, a atuação do Crea-SP busca assegurar que cada etapa técnica esteja de acordo com a legislação. “Conferimos registros e ARTs de todas as atividades que acontecem, desde a montagem até a execução do evento, em tudo que envolve a área tecnológica”, explicou. 

O tecnólogo José Paulo Garcia, chefe da Unidade de Gestão da Inspetoria (UGI) Centro, destacou o caráter preventivo da fiscalização. “Estamos acompanhando toda a execução do evento previamente, para assim assegurarmos o bem-estar de todos, sejam os participantes ou quem trabalha para que tudo aconteça. É um evento seguro, com a garantia da fiscalização do Crea-SP”, afirmou. 

Para o Eng. Marcelo Perrone Ribeiro, diretor administrativo adjunto e conselheiro do Crea-SP, o evento reflete o avanço contínuo das Engenharias. “A modernização tem avançado muito, e podemos ver isso em todos os aspectos. À medida que o automobilismo se desenvolve, o autódromo precisa acompanhar. Estamos falando do envolvimento de diversas Engenharias, trabalhando para entregar, cada vez mais, tecnologia de ponta”, destacou. 

O engenheiro-chefe do Grande Prêmio do Brasil, Luis Ernesto Morales, reforçou a importância do trabalho conjunto entre equipes técnicas e a fiscalização do Conselho. “O acompanhamento do Crea-SP é fundamental para que todas as etapas sigam os padrões técnicos necessários, garantindo a segurança e a qualidade que um evento desse porte exige”, destacou. 

Com um histórico de quatro recapeamentos do asfalto desde o ano 2000, o autódromo segue padrões rigorosos de manutenção, o que contribui para que São Paulo permaneça entre os cinco circuitos clássicos da Fórmula 1, ao lado de pistas icônicas como Mônaco e Silverstone. A montagem do evento teve início em agosto e já movimenta setores diversos da cidade, como hotelaria, transporte e alimentação, gerando grande impacto econômico. 

Produzido pela CDI Comunicação