Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-estimula-participacao-paulista-em-consulta-publica-rumo-a-cop30/>.
Acesso em 04/08/2025 às 17h17.

Crea-SP estimula participação paulista em consulta pública rumo à COP30

Prazo para envio de propostas vai até 10 de agosto

1 de agosto de 2025, às 8h57 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Oportunidade única para que os profissionais da área tecnológica do estado de São Paulo contribuam com ideias e sugestões em uma iniciativa de alcance mundial. A 30ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP30) acontece no final do ano em Belém do Pará e esta é a hora de enviar sua contribuição técnica.

Até 10 de agosto, o Sistema Confea/Crea/Mútua está promovendo uma consulta pública nacional, voltada aos profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências, com o objetivo de reunir propostas voltadas ao enfrentamento da crise climática.

A situação exige soluções que unam conhecimento técnico, visão territorial e capacidade de execução, e essas profissões são capazes de traduzir diretrizes ambientais em infraestrutura, normas técnicas, projetos e tecnologias de baixo carbono.

A engenheira Lígia Mackey, presidente do Regional paulista, uniu esforços com a engenheira Adriana Falconeri, presidente do Crea-PA, para reforçar a importância da participação dos profissionais do Estado na consulta pública.

“Todos os nossos profissionais precisam participar para que tenhamos voz e vez em todos os cenários políticos e a COP 30 é uma grande oportunidade para que isso aconteça”, disse Falconeri.

“Vamos juntos propor soluções que façam a diferença, afinal, o futuro passa hoje pelas nossas profissões e é construído com a participação de todos nós”, complementou Mackey.

As propostas recebidas serão analisadas por uma comissão técnica e utilizadas na elaboração do Manifesto das Engenharias, Agronomia e Geociências para a Governança Climática, que será apresentado como posicionamento qualificado do Sistema durante a COP 30.

O manifesto integrará um legado técnico permanente: um repositório de aplicações práticas, realistas e fundamentadas, com potencial de orientar políticas públicas, investimentos e ações climáticas estruturantes em escalas municipal, regional e nacional.

Para conhecer os eixos temáticos e enviar sua contribuição, acesse: https://creapa.org.br/consulta-publica-cop-30/ .