Crea-SP entrega registro profissional a formandos do Mackenzie
5 de setembro de 2025, às 11h55 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Formandos dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, de Produção e de Materiais do Instituto Presbiteriano Mackenzie saíram da colação de grau com seus registros profissionais em mãos. As cerimônias ocorreram nos dias 02 e 03/09 no campus Higienópolis da universidade, na capital paulista, e tiveram a participação da presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, que entregou as Carteiras de Identidade Profissional (CIPs) aos diplomados.
“Fizemos questão de participar desta colação de grau por considerarmos fundamental a conexão entre o Crea-SP e os futuros profissionais”, destacou a presidente. A iniciativa visa aproximar o Conselho dos novos profissionais e do meio acadêmico, reforçando a importância do registro e possibilitando aos recém-formados o imediato exercício da Engenharia. O documento é a comprovação da habilitação de quem deseja atuar na área tecnológica.
Lígia compôs a Mesa de Honra e, em sua fala de homenagem aos novos engenheiros, descreveu o momento como o encerramento de um ciclo e o início de um novo, ainda mais especial, expressando o desejo de que os formandos “tenham orgulho do que fazem e mantenham sempre o brilho nos olhos”.
A engenheira afirmou ainda que o Crea-SP tem se empenhado para oferecer cada vez mais apoio e estrutura aos novos profissionais e concluiu exaltando a relevância da profissão para a sociedade: “Desejo que vocês usem toda a técnica e o conhecimento adquiridos durante esses cinco anos de estudos para levar qualidade de vida para nossa população. Nós, engenheiros, mudamos o mundo e a vida das pessoas”.
Reconhecimento e valorização
Além da CIP provisória, os alunos eleitos os de melhor desempenho de cada curso receberam da presidente Lígia um certificado de honra ao mérito em homenagem a seu esforço e excelência. “Mais que um reconhecimento, essa deferência é uma afirmação da importância da Engenharia e dos engenheiros que hoje estão se formando”, comentou Paulo Vitor Ribeiro, destaque de Engenharia Elétrica. “Ser homenageado pelo Crea-SP, com toda a importância que a entidade tem para a profissão, e receber o registro profissional já na colação de grau é muito gratificante”, disse, garantindo que vai incentivar seus colegas a providenciarem o quanto antes a emissão da carteira.
“Sair da faculdade já como engenheiro de fato, com o registro em mãos, não apenas facilita e agiliza alguns processos, mas também abre muitas portas desde o começo da vida profissional”, salientou Otavio Soler Pereira Calcas, homenageado do curso de Engenharia Civil. Ele afirmou que seu sonho como engenheiro é desenvolver projetos que sejam relevantes na solução de problemas da sociedade e façam a diferença na vida das pessoas.
Para Laila Ewald Joppert, formanda reconhecida como melhor aluna em Engenharia de Produção, a homenagem do Crea-SP é mais uma afirmação da importância dos engenheiros. Ela ressaltou também que o registro profissional evidencia a responsabilidade que a execução do trabalho exige. “A graduação proporciona o conhecimento técnico, e o Conselho certifica que você é capaz de desempenhar as funções para as quais se formou”, resumiu.
Homenageada do curso de Engenharia de Materiais, Letícia Rodrigues Santos destacou a presença do Crea-SP na vida dos profissionais desde a faculdade. “Isso faz você sentir que o Conselho quer estar perto e se esforça para que todos tenhamos a certificação necessária para poder exercer nosso trabalho com qualidade e valorização”.
Emissão de registros
A emissão das CIPs provisórias foi viabilizada por uma iniciativa do Crea-SP, em parceria com a universidade. Em junho, o Conselho realizou um plantão de atendimento no campus do Mackenzie para orientar sobre a obrigatoriedade do registro, conscientizando os estudantes sobre sua importância e benefícios.
O registro provisório tem validade de um ano e, após esse período, o profissional deve solicitar seu registro definitivo via CreaNet, apresentando seu diploma e demais documentos necessários.
Formandos que solicitam seu registro em até 180 dias depois da colação de grau garantem 90% de desconto na primeira anuidade do Crea-SP. Mais informações aqui.
Produzido pela CDI Comunicação