Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-entrega-novo-relatorio-para-os-municipios/>.
Acesso em 09/05/2024 às 07h56.

Crea-SP entrega novo relatório para os municípios

Contribuição da área tecnológica foi destaque do 2º Simpósio de Cidades Inteligentes

8 de agosto de 2023, às 13h26 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O futuro dos municípios paulistas passa pela atuação da área tecnológica. É por isso que capacitar os profissionais, para que projetos, serviços e obras das Engenharias, Agronomia e Geociências estejam em consonância com o conceito de cidades inteligentes, tornou-se um objetivo do Crea-SP. Em Santos, no Blue Med Convention Center, mais de 3 mil profissionais da área tecnológica participaram da abertura do 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, na sexta-feira (4/08).

Após as etapas regionais do Colégio de Inspetores, o resultado foi apresentado na solenidade. Um relatório técnico que trata sobre seis eixos temáticos: acessibilidade, agricultura, desenvolvimento urbano e habitação, saneamento básico e gestão de resíduos, a participação das mulheres nas profissões e capacitação. O conteúdo, que deve auxiliar a gestão pública na elaboração de políticas e ações, foi entregue ao vice-governador, Felício Ramuth, ao secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Adm. Marcelo Branco, e ao secretário estadual de Governo, Eng. Gilberto Kassab, pelo presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese.

“A entrega que fizemos ao governo do Estado é mais uma comprovação da importância da área tecnológica para o desenvolvimento. O Crea-SP está mobilizado a favor de bons projetos, que tenham impactos positivos na vida das pessoas, e essa é uma convocação para que todos os profissionais, aliados ao conhecimento técnico e às lideranças dos municípios, se aproximem das gestões públicas e ajudem as cidades a se transformarem em inteligentes”, disse o presidente do Conselho.

Acesse aqui o Relatório Técnico completo.

Presente na primeira noite do Simpósio, o vice-governador Felício Ramuth destacou que para uma cidade se tornar inteligente não basta apenas ter tecnologia. “Cidade inteligente é uma cidade que se mobiliza para cuidar bem das pessoas. Vocês, das Engenharias, Agronomia e Geociências, são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do Estado. Olho para cada um e vejo a importância do trabalho para alcançar nossos objetivos para São Paulo”, reforçou.

Marcelo Branco destacou que uma das responsabilidades do governo é justamente a transformação dos municípios em cidades inteligentes. “Temos absoluta certeza de que as cidades só serão consideradas inteligentes quando tivermos oportunidade e equidade para todas as pessoas”, adiantou.

Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos, primeiro município do País certificado como cidade inteligente pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), endossou a integração entre instituições, Poder Público e sociedade. “Precisamos compartilhar conhecimentos e recursos, e fazer isso de forma conjunta, para que cada um faça a sua parte, pois o Poder Público não resolve os problemas sozinho. É uma responsabilidade coletiva”, apontou.

Já o presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, observou sobre a necessidade de olhar para as diretrizes da Agenda 2030, buscando a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Estamos aqui para discutir qualidade de vida e o nosso futuro. Os ODSs passam obrigatoriamente pelas profissões da área tecnológica e pelas cidades. Essas boas práticas precisam ser levadas para todo o Brasil e esse trabalho feito pelo Crea-SP precisa ser compartilhado. A experiência desse Simpósio tem que ser levada para as 27 unidades da federação e faremos esse trabalho integrados com o Conselho Federal”, concluiu.

Balanço da fiscalização do Crea-SP

Em sua palestra, o presidente Vinicius Marchese apresentou o resultado das ações de fiscalização realizadas em 2023: até o momento, já foram mais de 360 mil operações. O número está dentro da meta estipulada para o período, de 600 mil ações fiscalizatórias. As soluções de inovação desenvolvidas pelo Crea-SP, como o uso intensivo da tecnologia para pesquisas e o FiscalizApp, aplicativo que otimiza a atuação em campo dos agentes fiscais, são reflexos da evolução da Superintendência de Fiscalização. De 2016 a 2022, o crescimento das ações passou de 1.600%.

Além das discussões sobre cidades inteligentes, o centro de convenções também abrigou o mais importante evento sobre fiscalização do exercício profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua. O XX Seminário Estadual de Fiscalização (SEFISC) foi aberto na sexta-feira (4/08) e seguiu com os trabalhos pelo sábado. A superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Maria Edith dos Santos, comemorou os números. “Estamos dentro do cronograma graças a vocês, agentes fiscais, inspetores, conselheiros, chefes e gerentes, todos que nos ajudam no dia a dia. Agradecemos a esse exército que contamos o ano inteiro”, finalizou.

Saiba mais sobre a 20ª edição do SEFISC aqui. Leia também sobre o encerramento do 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes neste outro link.

Relatório Técnico
Confira o Relatório Técnico do 2º Simpósio de Cidades Inteligentes, que deve auxiliar a gestão pública na elaboração de políticas e ações, e trata sobre seis eixos temáticos: acessibilidade, agricultura, desenvolvimento urbano e habitação, saneamento básico e gestão de resíduos, a participação das mulheres nas profissões e capacitação.
Baixe o relatório